Literatura, sempre uma descoberta fascinante | Paulus Editora

Colunistas

Educação e Literatura

21/08/2013

Literatura, sempre uma descoberta fascinante

Por Alexandre Carvalho

A segunda acepção presente no dicionário Houaiss, nos diz que literatura pode ser entendida como conjunto de obras literárias de reconhecido valor estético, pertencentes a um país, época, gênero etc. Tendo presente a acepção acima, podemos começar nosso caminho no tocante à percepção e compreensão do que seja literatura. Talvez seja, ao longo desse percurso, mais fácil discorrer sobre a literatura do que defini-la.

Ao texto literário é possível atribuir algumas características, mesmo que questionáveis. Vamos a elas: trata-se de um texto que possui valor estético seja em prosa ou em verso. Isso significa que uma obra literária é produzida para que toque a sensibilidade do leitor. O texto literário, de modo geral, lida com a ficção e, por isso, se permite ultrapassar as barreiras do real e do verossímil; a verdade no texto literário está encerrada em si mesmo, pois precisa ser coerente ao que se propõe. O texto literário embora marcado pela temporalidade e pelo lugar geográfico no qual foi concebido extrapola tais limites e pode se tornar universal o que significa que elementos bem próprios da realidade humana estão aí presentes e reconhecidos.

A literatura pode funcionar como elemento catártico, ou seja, diante de uma obra literária, o leitor percebe-se envolvido em sua trama e experimenta em si sentimentos que, de algum modo, aliviam ou interligam-se com sua existência, de modo geral, transformando-a. O intuito da literatura é tocar a todos; contudo, para que haja aproximação efetiva de um texto literário é necessário educar-se.

O gosto pela literatura se dá aos poucos, a partir do contato com a própria literatura. Não há, por exemplo, caminho que seja mágico, mas um caminho que se constrói quando ler é encarado como valor, possibilidade de entretenimento e bem cultural. Nesse sentido, pais, educadores e adultos, de modo geral, são os primeiros responsáveis por cultivar e incentivar o gosto pela literatura. Se não houver esse incentivo, é muito difícil que seja feito um caminho de forma espontânea. Portanto, casa e escola devem ser parceiros nesse caminho.

Qual o último livro que você leu? De qual livro você mais gostou? Que tipo de literatura é a sua preferida?

nenhum comentário

Leitor Literatura