(III Semana do Saltério)
Ó Criador do universo, / a sombra e a luz alternais, / e, dando tempo ao tempo, / dos seres todos cuidais.
Qual pregoeiro do dia, / canta nas noites o galo. / Separa a noite e a noite, / brilhando a luz no intervalo.
Também por ele acordada, / a estrela d’alva, brilhante, / expulsa o erro e a treva / com sua luz radiante.
Seu canto os mares acalma, / ao navegante avigora; / a própria Pedra da Igreja / ouvindo o cântico chora.
Jesus, olhai os que tombam. / O vosso olhar nos redime: / se nos olhais, nos erguemos, / e prantos lavam o crime.
Ó luz divina, brilhai, / tirai do sono o torpor. / O nosso alento primeiro / entoe o vosso louvor.
Ó Cristo, Rei piedoso, / a vós e ao Pai, Sumo Bem, / glória e poder, na unidade / do Espírito Santo. Amém.
Ant. 1. Admirável é o Senhor nos altos céus! Aleluia.
– Deus é Rei e se vestiu de majestade, * / revestiu-se de poder e de esplendor!
= Vós firmastes o universo inabalável, † / vós firmastes vosso trono desde a origem, * / desde sempre, ó Senhor, vós existis!
= Levantaram as torrentes, ó Senhor, † / levantaram as torrentes sua voz, * / levantaram as torrentes seu fragor.
= Muito mais do que o fragor das grandes águas, † / muito mais do que as ondas do oceano, * / poderoso é o Senhor nos altos céus!
= Verdadeiros são os vossos testemunhos, † / refulge a santidade em vossa casa * / pelos séculos dos séculos, Senhor!
Ant. 1. Admirável é o Senhor nos altos céus! Aleluia.
Ant. 2. Sois digno de louvor e de glória eternamente. Aleluia.
– Obras do Senhor, bendizei o Senhor, * / louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! / – Céus do Senhor, bendizei o Senhor! * / Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!
(R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! ou R. A ele glória e louvor eternamente!)
– Águas do alto céu, bendizei o Senhor! * / Potências do Senhor, bendizei o Senhor! / – Lua e sol, bendizei o Senhor! * / Astros e estrelas, bendizei o Senhor! – R.
– Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! * / Brisas e ventos, bendizei o Senhor! / – Fogo e calor, bendizei o Senhor! * / Frio e ardor, bendizei o Senhor! – R.
– Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! * / Geada e frio, bendizei o Senhor! / – Gelos e neves, bendizei o Senhor! * / Noites e dias, bendizei o Senhor! – R.
– Luzes e trevas, bendizei o Senhor! * / Raios e nuvens, bendizei o Senhor! / – Ilhas e terra, bendizei o Senhor! * / Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! – R.
– Montes e colinas, bendizei o Senhor! * / Plantas da terra, bendizei o Senhor! / – Mares e rios, bendizei o Senhor! * / Fontes e nascentes, bendizei o Senhor! – R.
– Baleias e peixes, bendizei o Senhor! * / Pássaros do céu, bendizei o Senhor! / – Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! * / Filhos dos homens, bendizei o Senhor! – R.
– Filhos de Israel, bendizei o Senhor! * / Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! / – Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! * / Servos do Senhor, bendizei o Senhor! – R.
– Almas dos justos, bendizei o Senhor! * / Santos e humildes, bendizei o Senhor! / – Jovens Misael, Ananias e Azarias, * / louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! – R.
– Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo * / louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim! / – Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! * / Sois digno de louvor e de glória eternamente! – R.
No fim deste cântico, não se diz: Glória ao Pai.
Ant. 2. Sois digno de louvor e de glória eternamente. Aleluia.
Ant. 3. Louvai o Senhor Deus nos altos céus. Aleluia. †
– Louvai o Senhor Deus nos altos céus, * / † louvai-o no excelso firmamento! / – Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, * / louvai-o, legiões celestiais!
– Louvai-o, sol e lua, e bendizei-o, * / louvai-o, vós estrelas reluzentes! / – Louvai-o, céus dos céus, e bendizei-o, * / e vós, águas que estais por sobre os céus.
– Louvem todos e bendigam o seu nome, * / porque mandou e logo tudo foi criado. / – Instituiu todas as coisas para sempre, * / e deu a tudo uma lei que é imutável.
– Louvai o Senhor Deus por toda a terra, * / grandes peixes e abismos mais profundos; / – fogo e granizo, e vós neves e neblinas, * / furacões que executais as suas ordens.
– Montes todos e colinas, bendizei-o, * / cedros todos e vós, árvores frutíferas; / – feras do mato e vós, mansos animais, * / todos os répteis e os pássaros que voam.
– Reis da terra, povos todos, bendizei-o, * / e vós, príncipes e todos os juízes; / – e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, * / anciãos e criancinhas, bendizei-o!
– Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, * / porque somente o seu nome é excelso! / – A majestade e esplendor de sua glória * / ultrapassam em grandeza o céu e a terra.
– Ele exaltou seu povo eleito em poderio, * / ele é o motivo de louvor para os seus santos. / – É um hino para os filhos de Israel, * / este povo que ele ama e lhe pertence.
Ant. 3. Louvai o Senhor Deus nos altos céus. Aleluia. †
Assim fala o Senhor Deus: Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor. Porei em vós o meu espírito para que vivais e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço – oráculo do Senhor.
R. Cristo, Filho do Deus vivo, * Tende pena e compaixão! R. Cristo.
V. Glorioso estais sentado à direita de Deus Pai. * Tende pena. Glória ao Pai. R. Cristo.
Ant. Olhando para o céu, Jesus deu um suspiro e disse ao surdo-mudo: "Efatá", ou seja: "Abre-te!"
Ant. Olhando para o céu, Jesus deu um suspiro e disse ao surdo-mudo: "Efatá", ou seja: "Abre-te!"
Roguemos a Deus que enviou o Espírito Santo para ser Luz santíssima do coração de todos os fiéis; e digamos:
R. Iluminai, Senhor, o vosso povo!
BENDITO sejais, Senhor Deus, nossa luz, que para vossa glória nos fizestes chegar a este novo dia. – R.
VÓS, que iluminastes o mundo com a ressurreição do vosso Filho, fazei brilhar, pelo ministério da Igreja, esta luz pascal sobre a humanidade inteira. – R.
VÓS, que, pelo Espírito da verdade, esclarecestes os discípulos de vosso Filho, enviai à vossa Igreja este mesmo Espírito, para que ela permaneça sempre fiel à vossa mensagem. – R.
LUZ dos povos, lembrai-vos daqueles que ainda vivem nas trevas, e abri-lhes os olhos do coração para que vos reconheçam como único Deus verdadeiro. – R.
Ó Deus, pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem no Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar