História da Editora | Paulus Editora

História da Editora

Tiago Alberione nasceu em São Lourenço de Fossano, Itália, no dia 4 de abril de 1884. É o quinto filho de Miguel Alberione e Teresa Rosa Alloco, modestos agricultores. Iniciou sua vida religiosa aos 6 anos, quando afirmou que queria ser padre.

Frente a tantas mudanças sociais, Alberione sonhava em fazer algo por Deus e pela humanidade do novo século. Em 20 de agosto de 1914, concretizou esse sonho com o início da Escola Tipográfica Pequeno Operário (na cidade de Alba, Itália), que mais tarde seria chamada de Pia Sociedade de São Paulo — PAULUS, instituição religiosa que tem por missão evangelizar com a ajuda da imprensa e dos meios multimediais.

Junto com a PAULUS, Alberione fundou uma grande família religiosa, a família paulina, que compreende, além da Pia Sociedade de São Paulo, a Pia Sociedade Filhas de São Paulo — Paulinas, as Pias Discípulas do Divino Mestre, Irmãs de Jesus Bom Pastor — Pastorinhas e a Congregação Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos para as Vocações — Irmãs Apostolinas.

Em 1931, a Pia Sociedade de São Paulo chega ao Brasil com os pioneiros Pe. Xavier Boano e Sebastião Trosso. Uma vez instalados, a primeira ação dos paulinos foi assumir o jornal La Squilla, dirigido à colônia italiana em São Paulo. Dá-se assim início à missão da PAULUS no país. No mesmo ano publicaram o primeiro Santo Evangelho no Brasil, que teve tiragem de 10 mil exemplares.

Após a impressão do Santo Evangelho, inicia-se a produção de livros. Fiel ao ideal de “falar de tudo cristãmente”, a PAULUS, hoje, tem publicações nas mais variadas áreas: antropologia, apoio pedagógico, autoajuda, bíblicos, catequese, comunicação, devocionais, dicionários, documentos da Igreja, educação, espiritualidade, ética, filosofia, história, infantojuvenil, literatura, pastoral, psicologia, sociologia e teologia. Atualmente, a Editora conta com mais de dois mil títulos organizados em seus catálogos.

Além de Bíblias e livros, a PAULUS tem consistente atuação com periódicos (folhetos litúrgico-catequéticos e revistas). O mais popular deles — O Domingo — tem tiragem semanal de quase dois milhões de exemplares.

Como editora multimedial, atua também na área de música, da erudita à popular, da música para relaxamento a cantos litúrgicos. Possui também vídeos religiosos e pedagógicos.
A PAULUS está atualmente em 33 países, com editoras, livrarias, produções jornalísticas e musicais, programas de rádio, audiovisuais, multimídia, centros de estudo, pesquisa e formação.

Em 1991, a Pia Sociedade de São Paulo iniciou o processo de unificação da marca. O designer italiano Giorgetto Giugiaro criou a logomarca atual em 1993, que passou a ser usada em todos os países. A nova proposta expressa a missão da PAULUS, pois representa o encontro do ser humano com Deus e o reconhecimento dos valores humanos, por meio da identificação com Cristo Caminho, Verdade e Vida.
No Brasil, o lançamento da nova marca aconteceu em agosto de 1994.