Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

7

Jesus é sinal de contradição -* 1 Depois disso, Jesus começou a andar pela Galiléia. Ele evitava andar pela Judéia, porque os judeus queriam matá-lo. 2 Entretanto, a festa judaica das Tendas estava próxima. 3 Então os irmãos de Jesus lhe disseram: «Tu deves sair daqui e ir para a Judéia, para que também teus discípulos possam ver as obras que fazes. 4 Quem quer ter fama não faz nada às escondidas. Se fazes essas obras, mostra-te ao mundo5 Na verdade, nem mesmo os irmãos de Jesus acreditavam nele.

6 Jesus disse: «O momento certo ainda não chegou para mim. Para vocês, qualquer momento é bom. 7 O mundo não tem motivo para odiar vocês. Mas o mundo me odeia, porque eu dou testemunho de que suas ações são más. 8 Vão vocês para a festa. Eu não vou para esta festa, porque o momento certo ainda não chegou para mim.» 9 Jesus disse isso e ficou na Galiléia.

10 Depois que seus irmãos foram para a festa, Jesus também foi; ele não foi publicamente, mas às escondidas. 11 As autoridades dos judeus procuravam Jesus durante a festa, perguntando: «Onde está ele?» 12 Todos falavam de Jesus, mas em voz baixa. Uns diziam: «É uma boa pessoaOutros, porém, diziam: «De jeito nenhum. É um homem que engana o povo13 Mas em público ninguém falava nada a respeito de Jesus, com medo das autoridades dos judeus.

Não julgar pelas aparências -* 14 Quando a festa estava pelo meio, Jesus foi ao Templo e começou a ensinar. 15 As autoridades dos judeus ficaram admiradas e diziam: «Como é que esse homem tem tanta instrução, se nunca estudou16 Então Jesus respondeu: «Minha doutrina não vem de mim, mas daquele que me enviou. 17 Se alguém está disposto a fazer a vontade de Deus, ficará sabendo se minha doutrina vem de Deus, ou se falo por mim mesmo. 18 Quem fala por si mesmo, busca seu próprio prestígio. Mas quem busca o prestígio daquele que o enviou, é verdadeiro, e nele não falsidade. 19 Não foi Moisés quem deu a Lei para vocês? No entanto, nenhum de vocês obedece à Lei. Por que é que vocês me querem matar20 A multidão respondeu: «Estás louco! Quem é que está querendo te matar21 Jesus respondeu: «Eu fiz só uma coisa, e todos vocês ficam admirados. 22 Moisés mandou fazer a circuncisão (na verdade, ela não vem de Moisés, mas dos patriarcas) e, no entanto, vocês a fazem em dia de sábado. 23 Assim, uma pessoa pode receber a circuncisão em dia de sábado sem violar a Lei de Moisés. Então, por que é que vocês ficam irritados comigo, porque curei totalmente um homem no sábado? 24 Não julguem pelas aparências, mas conforme a verdade

Jesus é o enviado do Pai -* 25 Algumas pessoas de Jerusalém comentavam: «Não é este que estão procurando para matar? 26 Ele estáfalando em público, e ninguém diz nada! Será que até as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27 Entretanto, nós sabemos de onde vem esse Jesus, mas, quando chegar o Messias, ninguém saberá de onde ele vem28 Jesus estava ensinando no Templo. Então ele gritou: «Será que de fato vocês me conhecem e sabem de onde eu sou? Eu não vim por mim mesmo. Quem me enviou é verdadeiro, e vocês não o conhecem. 29 Mas eu o conheço, porque venho de junto dele, e foi ele quem me enviou

30 Então tentaram prender Jesus. Mas ninguém pôs a mão em cima dele, porque a hora dele ainda não tinha chegado. 31 Muitas pessoas do povo acreditaram nele e diziam: «Quando o Messias vier, será que vai fazer mais sinais do que este fez32 Os fariseus escutaram o que a multidão estava cochichando sobre Jesus. Então, os chefes dos sacerdotes e fariseus mandaram guardas para prenderem Jesus. 33 E Jesus disse: «Ainda vou ficar mais um pouco de tempo com vocês. 34 Vocês vão me procurar, mas não me encontrarão, porque vocês não podem ir para onde eu vou

35 Os judeus comentavam: «Para onde ele está querendo ir, de modo que não possamos encontrá-lo? Será que ele vai encontrar aqueles que estão espalhados entre os gregos? Será que ele vai ensinar aos gregos? 36 Que quer dizer isso que ele falou: ‘Vocês vão me procurar, mas não me encontrarão’; e também: ‘vocês não podem ir para onde eu vou’?»

Jesus é a fonte da vida -* 37 No último dia da festa, que é o mais solene, Jesus ficou de e gritou: «Se alguém tem sede, venha a mim, 38 e aquele que acredita em mim, beba. É como diz a Escritura: ‘Do seu seio jorrarão rios de água viva’.» 39 Jesus disse isso, referindo-se ao Espírito que deveriam receber os que acreditassem nele. De fato, ainda não havia Espírito, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado.

A manifestação de Jesus provoca divisão - 40 Ouvindo essas palavras, alguns diziam no meio da multidão: «De fato, este homem é mesmo o Profeta41 Outros diziam: «Ele é o MessiasOutros ainda afirmavam: «Mas o Messias virá da Galiléia? 42 A Escritura não diz que o Messias será da descendência de Davi e que virá de Belém, povoado de onde era Davi

43 Por isso, houve uma divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44 Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos em cima dele.

As autoridades recusam ouvir Jesus -* 45 Os guardas do Templo foram para onde estavam os chefes dos sacerdotes e fariseus. E estes perguntaram: «Por que é que vocês não trouxeram Jesus46 Os guardas responderam: «Ninguém jamais falou como esse homem47 Então os fariseus perguntaram: «Será que ele enganou vocês também? 48 Vocês viram um só dos nossos chefes ou fariseu que acreditasse nele? 49 Esse povinho, que não conhece a Lei, é maldito50 Mas Nicodemos, um dos fariseus, aquele que tinha ido encontrar-se com Jesus, disse: 51 «Será que a nossa Lei julga alguém antes de ouvir e saber o que ele faz52 Eles responderam: «Você também é galileu? Estude e verá que da Galiléia não sai profeta53 E cada um voltou para sua casa.




* 7,1-13: A atividade de Jesus denuncia o agir perverso da sociedade, e por isso provoca ódio. Os parentes de Jesus pensam no sucesso. As autoridades o procuram, vendo nele um perigo. E o povo expressa opiniões diversas a respeito dele: uns o julgam a partir das obras que ele realiza (Jesus é bom), e outros a partir de leis e estruturas estabelecidas (engana o povo). Assim a presença de Jesus é sinal de contradição que vai revelando a face das pessoas.



* 14-24: O que leva Jesus a agir não é a busca de sucesso pessoal, nem a defesa de algumas doutrinas de círculos religiosos oficiais que manipulam a fé. Na sua ação, Jesus busca apenas realizar a vontade do Pai, e esta se apresenta como libertação do homem. Uma doutrina que impede a realização do homem nunca pode ser apresentada como vontade de Deus.



* 25-36.40-44: Os dirigentes dos judeus tentam prender Jesus, que para eles é uma ameaça. E no meio do povo a divisão continua: o tema da discussão é sobre a origem do Messias. Uns não aceitam Jesus, baseados numa tradição teórica sobre a origem do Messias. Outros, que já são muitos, acreditam que Jesus é o Messias, porque prestam atenção na sua prática libertadora e vêem nisso sinal da presença de Deus. E Jesus então mostra o verdadeiro critério para reconhecer o Messias: não é o lugar de sua origem, mas o fato de ele ser o enviado de Deus, cuja atividade seja reconhecida pelas obras que faz.



* 37-39: Jesus veio matar a sede do homem (Jo 4). Mas aqueles que estão bem de vida, satisfeitos com a situação, jamais vão aderir a Jesus porque não buscam ansiosamente uma alternativa, não sentem sede. Só os que estão abertos à novidade de Deus no mundo (Jo 3) conseguem acreditar e dar sua adesão a Jesus.



* 45-53: Aqueles que detêm o poder não toleram a mensagem de Jesus, porque ela acabaria com todos os seus privilégios. Por isso, amaldiçoam o povo simples e procuram prender Jesus, usando a Lei como arma repressiva.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002