Títulos para conhecer e celebrar a memória de Santa Teresa D’Ávila, mística e doutora da Igreja | Paulus Editora

Notícias

08/10/2021

Títulos para conhecer e celebrar a memória de Santa Teresa D’Ávila, mística e doutora da Igreja

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No próximo dia 15 de outubro, a Igreja celebra a memória de Santa Teresa de Jesus, ou Teresa D’Ávila, mística e doutora da Igreja. Teresa de Cepeda y de Ahumada nasceu em Ávila, em 1515, no seio de uma família numerosa (nove irmãos e três irmãs). Ainda na infância, ao ler sobre a vida dos mártires, sente o desejo de ser como eles. “Vendo os martírios que as santas sofriam por amor a Deus, parecia-me que compravam muito barato a sorte de gozarem de Deus. Desejava morrer assim, não tanto por amor, ao que entendo, mas para desfrutar depressa dos imensos bens que os livros diziam haver no céu”, afirma Teresa no “Livro da Vida”, sua autobiografia. Estuda num colégio das monjas agostinianas de Santa Maria das Graças de Ávila e, aos 20 anos, ingressa no Mosteiro Carmelita da Encarnação, em Ávila. Aos 23 anos, fica gravemente enferma, permanecendo em estado de coma por 4 dias.

Segundo o livro “Um santo para cada dia”, foi durante a doença que começou a viver algumas experiências místicas que transformaram profundamente a sua vida interior, dando-lhe a percepção da presença de Deus e a experiência de fenômenos místicos descritos por ela mais tarde nos seus livros: “O caminho da perfeição”, “Pensamentos sobre o amor de Deus”, “O castelo interior”. Morreu em Alba de Tormes na noite de 15 de outubro de 1582 e, em 1622, foi proclamada santa. São Paulo VI, a 27 de setembro de 1970, reconheceu-lhe o título de doutora da Igreja.

Em 2011, durante a Audiência Geral dedicada à santa, o papa emérito Bento XVI afirmou: “Santa Teresa de Jesus é verdadeira mestra de vida cristã para os fiéis de todos os tempos. Na nossa sociedade, muitas vezes carente de valores espirituais, Santa Teresa ensina-nos a ser testemunhas indefesas de Deus, da sua presença e ação, ensina-nos a sentir realmente esta sede de Deus que existe na profundidade do nosso coração, este desejo de ver Deus, de O procurar, de dialogar com Ele e de ser seu amigo. Esta é a amizade necessária para todos nós e que devemos buscar de novo, dia após dia”.

Para conhecer mais sobre a vida, as experiências místicas e a espiritualidade teresiana, a PAULUS Editora seleciona os títulos abaixo:

Livro da vida

 

Livro da vida é uma autobiografia de Santa Teresa de Jesus e apresenta uma experiência rica de totalidade, fruto de seu encontro com Deus, encontro que essa doutora da Igreja alimentou em sua vida de oração. Sua finalidade é esclarecer as profundezas da vida íntima de união com Deus, a que pode chegar uma alma favorecida pela graça, na participação da vida trinitária da Majestade divina, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo. Essas graças inefáveis são concedidas em vista de um valor ou uma obra sempre em benefício da Igreja. Saiba mais. 

 

 

Itinerário Espiritual de Santa Teresa de Ávila

 

 

Organizada por Pedro Paulo Di Berardino, o livro apresenta as circunstâncias que exerceram forte influência na vida de Santa Teresa de Ávila, mestra de oração e doutora da igreja, a ponto de delinear a fisionomia da sua oração. Em seguida, faz uma abordagem prática daquilo que a Teologia Espiritual convencionou chamar de Método Carmelitano Teresiano de oração, para depois, a partir dos escritos de Santa Teresa, estabelecer os diferentes estágios oracionais em relação com o desenvolvimento da vida espiritual. Saiba mais.

 

 

Castelo Interior – Jogo de Tabuleiro Católico

“Castelo Interior – Jogo de Tabuleiro Católico” convida para uma diversão repleta de informações e aprendizados, com perguntas de conhecimentos sobre a fé da Igreja, passando por mímicas, quiz, dinâmicas de desenhos, passagens bíblicas, cartas surpresas, frases de santos, informações litúrgicas e muito mais. Um jogo dinâmico e interativo, que faz referência às moradas descritas no livro “O castelo interior ou moradas, de Santa Teresa d’Ávila”. Nesta partida, os participantes poderão aprofundar e aprender sobre as riquezas contidas na Doutrina Católica, assim como os caminhos estratégicos para se chegar ao céu, conforme ensinamentos de Santa Teresa D’ Ávila e outros santos da Igreja. Saiba mais. 

Mestra de Vida Espiritual

Santa Teresa de Jesus, mestra de vida espiritual, lançado no Brasil pela PAULUS Editora, foi publicado pela primeira vez em 1935, na Itália; em seguida foi editado em francês, inglês, espanhol, japonês, entre outras línguas. Escrita por Frei Gabriel de S. Maria Madalena, carmelita descalço, a publicação é considerada uma obra indispensável para o conhecimento de Santa Teresa. Além disso, o livro é visto como um patrimônio comum da espiritualidade católica e, segue com o objetivo de servir como introdução para uma leitura mais compreensiva das obras de Teresa. Saiba mais. 

 

 

Castelo interior ou moradas

 

Escrito por Santa Teresa de Jesus, monja de Nossa Senhora do Carmo, o livro Castelo interior ou moradas, publicado pela PAULUS Editora, apresenta um roteiro de santidade e oração para religiosos e leigos. Nesse caminho, um castelo dividido em várias moradas foi à comparação que Santa Teresa utilizou no século XVI para descrever os sucessivos estágios que a alma percorre no seu caminho em direção a Deus. Este livro transmite a doutrina espiritual da reformadora do Carmelo e, ao mesmo tempo, reflete sua experiência pessoal. Saiba mais.

 

Caminho de perfeição: Santa Teresa de Jesus

 

 

Ao escrever este ensaio, a conselho ou por ordem de seu confessor, Santa Teresa nos deixou um roteiro para a santidade. Ela aponta o caminho da perfeição com muita acuidade psicológica, baseando-se em sua introspecção, sua experiência pessoal e observação do exemplo de outras pessoas. Um livro para leigos e religiosos preocupados em dar sentido à vida. Saiba mais.