Castelo interior ou moradas | Paulus Editora

Releases

02/10/2018

Castelo interior ou moradas

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Castelo interior ou moradas
Autor (a): Santa Teresa de Jesus
Acabamento: Brochura
Formato: 13 (larg) x 20 (alt)
Páginas: 272
Área de interesse: Espiritualidade

“Obra de Santa Teresa de Jesus Castelo interior é um guia para a vida de oração”.

Escrito por Santa Teresa de Jesus, monja de Nossa Senhora do Carmo, o livro Castelo interior ou moradas, publicado pela PAULUS Editora pela primeira vez no ano de 1981, atualmente em sua 21ª reimpressão, apresenta um roteiro de santidade e oração para religiosos e leigos.

Nesse caminho, um castelo dividido em várias moradas foi à comparação que Santa Teresa utilizou no século XVI para descrever os sucessivos estágios que a alma percorre no seu caminho em direção a Deus. Este livro transmite a doutrina espiritual da reformuladora do Carmelo e, ao mesmo tempo, reflete sua experiência pessoal.

As sete moradas da vida interior em que se divide a obra representam as etapas da santidade que o homem pode alcançar até chegar à perfeição. Diferentes de muitos guias de viagens comuns, que relatam friamente os pontos a serem visitados, este guia apontado pela autora constrói uma conversa com os leitores.

De acordo com o livro, a autora concebeu os escritos, num esquema muito simples: um objetivo a ser alcançado e uma alma que avança até ele. O objetivo seria não um país distante, mas o próprio interior da alma: um castelo. Por que um castelo? “Porque nele mora um rei”.

Assim, para adentrar a morada interior da alma, a Santa traz uma série de comparações e figuras, inspiradas na vida de um castelo, isso constitui o fio orientador da obra.

Com efeito, a autora transmite com verdade toda a sua experiência rumo ao eterno rei.  Entre tantas descobertas, ela pretende divulgar que Deus habita no mais íntimo da alma. Segundo a obra, essa é uma das formulações mais antigas de seu pensamento. Para Teresa, Deus se encontra na alma como se encontra no céu. Por isso mesmo a própria alma é outro céu, no qual se pode entrar por meio da oração.

Nessa perspectiva, o volume aborda a interioridade e a busca de Deus no mais profundo do homem. Sendo uma forma de redescobrir o castelo interior, onde o criador se encontra com sua criatura. São fenômenos místicos, Santa Teresa é proclamada Doutora da Igreja e reconhecida como a mestra insuperável da oração. Sua linguagem é direta e convoca aqueles que a leem a iniciarem-se no caminho da oração cristã.

Ficha Técnica
Título: Castelo interior ou moradas
Autor (a): Santa Teresa de Jesus
Acabamento: Brochura
Formato: 13 (larg) x 20 (alt)
Páginas: 272
Área de interesse: Espiritualidade