PAULUS Livraria de Belo Horizonte conclui curso sobre o protagonismo da Mística Ocidental | Paulus Editora

Notícias

13/05/2022

PAULUS Livraria de Belo Horizonte conclui curso sobre o protagonismo da Mística Ocidental

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Evento reuniu participantes da Arquidiocese e paróquias de Belo Horizonte para dialogar sobre a “História da Mística Cristã Ocidental entre os séculos XII-XV”

No dia 7 de maio, a PAULUS Livraria de Belo Horizonte (MG) concluiu o último encontro do curso de mística cristã que enfatizou o protagonismo feminino religioso entre os séculos XII a XV. O evento, que reuniu padres, religiosos e leigos da Arquidiocese e de várias paróquias da capital mineira, ocorreu entre os dias 19 de março, 02 e 30 de abril e 07 de maio. Os encontros aconteceram no auditório da livraria, localizada no centro da cidade.

Com o tema “Uma história da mística cristã ocidental (Séc.XII-XV)”, a formação teve como principal objetivo estudar as características constituintes da mística cristã ocidental, por meio dos escritos de Santa Hildegarda de Bingen, Juliana de Norwich, Santa Catarina de Sena e Santa Teresa de Ávila.

De acordo com os organizadores, uma das missões foi compreender como as mulheres cristãs fizeram da experiência mística um modo de agir eclesial e como, a partir isso, exerceram um concreto magistério espiritual cuja herança se faz sentir na espiritualidade e na teologia contemporâneas.

Passando pelo legado dessas grandes mulheres e santas da história da Igreja, que viveram a total entrega espiritual aos planos de Deus, o idealizador professor André L. P. Miatello, doutor em História Social e pós-doutor em teologia, discursou no primeiro encontro sobre a freira alemã e doutora da Igreja Santa Hildegarda de Bingen (1098-1179), na perspectiva da mística das visões e o magistério eclesial feminino. Sobre o tema das 26 visões da monja alemã, a PAULUS Editora possui a obra “Scivias (Scito Vias Domini): Conhece os caminhos do Senhor”, escrito pela religiosa. (link do release)

Na segunda formação, o orientador refletiu sobre o legado da mística inglesa Juliana de Norwich (1342-1416), sob a ótica da maternidade de Jesus Cristo. Os escritos de Juliana a respeito das 16 visões místicas estão disponíveis na obra “Revelações do Amor Divino”, considerado um grande clássico do cristianismo.

No terceiro encontro, os participantes se aproximaram da história de Santa Catarina de Sena (1347-1380), grande filósofa, doutora da Igreja e principal influenciadora do papado medieval para discutir a chamada “Teologia do coração”. Em diversos livros da PAULUS estão os registros de Santa Catarina, como a edição “O Diálogo” considerada sua obra-prima, entre outras publicações.

Por fim, a quarta e última formação foi sobre Santa Teresa de Ávila (1515-1582), mestra da oração e doutora da Igreja. Com o título “Desvendar as profundidades da alma”, o professor André envolveu os participantes para fazer conhecer o itinerário espiritual de Santa Teresa. Entre os livros a respeito da vida contemplativa, a PAULUS publicou importantes escritos de Teresa como “Castelo interior ou moradas”, “Livro da Vida”, “Caminho de Perfeição”, “Itinerário Espiritual de Santa Teresa de Ávila”, “Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa face”, entre outras.

Na ocasião, a formação também destacou e indicou o livro “O florescimento da mística: Homens e mulheres da nova mística (1200-1350)”. Em suma, o presente curso trouxe informações precisas e históricas sobre essas grandes místicas da Igreja e, importantes figuras do Cristianismo.

Para mais informações sobre os cursos promovidos pela livraria, basta entrar em contato nos telefones: (31) 97557.0309/ (31) 3274.3299, ou através do e-mail: [email protected]