PAULUS Editora indica livros para o estudo de São Paulo Apóstolo, cuja Conversão é celebrada em 25 de janeiro | Paulus Editora

Notícias

13/01/2022

PAULUS Editora indica livros para o estudo de São Paulo Apóstolo, cuja Conversão é celebrada em 25 de janeiro

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Em 25 de janeiro, a liturgia da Igreja Católica fará memória da conversão São Paulo, o apóstolo dos gentios e exímio anunciador da Palavra de Deus. A data recorda a força do Senhor e a transformação que Ele realiza na vida de homens e mulheres. De perseguidor dos cristãos – Paulo, cujo nome era Saulo, se tornou um grande apóstolo da Igreja e modelo de discípulo missionário de Jesus.

Paulo nasceu na cidade de Tarso da Cilícia, na Turquia, por volta do ano 10 d.C.. De algoz dos cristãos, tornou-se um incansável proclamador do Evangelho. Após o encontro com Jesus na estrada de Damasco (Atos 9, 1-19), passou a converter famílias inteiras, fundou comunidades e conquistou povos e nações para Cristo. Conforme a Liturgia Diária publicada pela PAULUS Editora, o apóstolo Paulo escreveu algumas cartas com o objetivo de revigorar a fé das comunidades por ele fundadas. Sua intensa vida apostólica foi coroada com o martírio, em Roma, em torno do ano 67.

Ao celebrar a conversão de São Paulo, a Igreja Católica lembra a trajetória do apóstolo das nações e sua importância para as comunidades cristãs, que muitas vezes encontravam-se desanimadas, confusas e fracas na fé. Em Paulo, há um forte exemplo de mudança de vida, encontro com o Senhor e amor ao Evangelho, conforme orienta o próprio Jesus: “Ide pelo mundo e anunciai a Boa Nova a toda a criatura!”, (Mc 16,15-20), essa foi a escolha de Paulo.  Suas mensagens continuam atuais e muito ensinam aos fiéis de hoje, de diversas denominações cristãs.

Para celebrar a data, a PAULUS sugere alguns títulos do amplo catálogo da Editora, são obras que narram detalhes da trajetória de Paulo, suas viagens, provações enfrentadas, a relação do apóstolo com o seu mundo, suas epistolas e principais mensagens. Confira!

 Paulo Apóstolo – Um trabalhador que anuncia o Evangelho

 

Este livro deseja ser uma chave de leitura para as cartas de Paulo. Neste livro, o autor presta dois serviços: ajudar a conhecer Paulo: contar a sua vida, ouvir dele como vivia o Evangelho, ver o seu jeito de trabalhar nas comunidades; e ajudar a conhecer as comunidades: ver de perto a situação do povo e os problemas que levaram Paulo a escrever as cartas. Esses dois assuntos são tratados juntos. O livro fala de Paulo, de sua vida, luta e trabalho. Saiba mais!

 

Paulo: Agente de pastoral e semeador de comunidades

 

O livro “Paulo: Agente de pastoral e semeador de comunidades”, escrito por Luiz Alexandre Solano Rossi, narra aos leitores a trajetória do apóstolo Paulo, suas numerosas viagens missionárias e sua ação evangelizadora nas primeiras comunidades cristãs. Neste livro, a ênfase é colocada num Paulo que se apresenta como um  incansável pregador missionário, que assumiu ser discípulo de Jesus com extrema paixão e dedicação. Saiba mais!

 

 

Paulo de Tarso – Um apóstolo para as nações

 

 

A obra “Paulo de Tarso – Um apóstolo para as nações”  traz ao leitor recentes pesquisas de cunho histórico, arqueológico e exegético sobre o apóstolo das nações. Na obra,  os autores  Pedro Lima Vasconcellos e Pedro Paulo A. Funari apresentam, em síntese instigante e de fácil leitura, percepções dos traços principais da trajetória do apóstolo Paulo, e as características de sua ação como missionário em cidades da Grécia e Ásia Menor. Saiba mais!

 

Viagem aos céus e mistérios inefáveis – A religião de Paulo de Tarso

 

 

Este livro estuda a teologia de Paulo de Tarso. A obra apresenta uma abordagem interdisciplinar, com as vantagens e os riscos que esta decisão apresenta. Assim, oferece uma detalhada exegese de um dos textos paulinos que maior dificuldade traz ao intérprete: o relato de 2 Coríntios 12 sobre um homem que, no corpo ou fora dele, subiu ao terceiro céu e ouviu palavras inefáveis! Saiba mais!

 

 

Paulo e o Dom 

 

 

O livro “Paulo e o Dom” é um trabalho de John M. G. Barclay, considerado um dos maiores biblistas da atualidade. Fruto de quase dez anos de intensa pesquisa e estudos, dos quais quatro foram dedicados para sua escrita. A obra situa os termos e conceitos relevantes, tanto de Paulo quanto da tradição judaica, dentro da categoria de “dom”. Saiba mais!

 

 

Box: Paulo e a fidelidade de Deus – As origens cristãs e a questão de Deus

Este lançamento traz toda a trajetória do apóstolo Paulo. No primeiro volume do box “Paulo e a fidelidade de Deus”, o autor N. T. Wright aborda a relação do apóstolo com o seu mundo, sustentado no tríplice pilar do judaísmo, da cultura grega e a civilização romana. O segundo volume da obra trata sobre o corpo teológico paulino explicitado na análise de suas epístolas. Já o terceiro volume versa sobre a pessoa de Paulo dentro de seu contexto histórico, com suas relações civis, políticas e religiosas com o Império Romano e com a nova cultura cristã na qual o apóstolo foi inserido. Entre o escopo das culturas descrito na obra, Wright trata sobre o importante diálogo do apóstolo dos gentios com a filosofia grega e algumas escolas de pensamento como os estoicos, bem como a situação de Paulo convertido dentro do contexto judaico. Saiba mais!