Viagem aos céus e mistérios inefáveis – A religião de Paulo de Tarso | Paulus Editora

Releases

19/05/2016

Viagem aos céus e mistérios inefáveis – A religião de Paulo de Tarso

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Titulo: Viagem ao céus e mistérios inefáveis – A religião de Paulo de Tarso
Autor: Sebastiana Maria Silva Nogueira
Coleção: Academia Bíblica
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5cm x 21 cm
Páginas: 256
Área de interesse: Religião

PAULUS Editora apresenta obra sobre a teologia de Paulo de Tarso

O livro apresenta uma abordagem interdisciplinar, com as vantagens e os riscos que esta decisão apresenta. Assim, oferece uma detalhada exegese de um dos textos paulinos que maior dificuldade traz ao intérprete: o relato de 2 Coríntios 12 sobre um homem que, no corpo ou fora dele, subiu ao terceiro céu e ouviu palavras inefáveis! Pode haver texto paulino mais misterioso e enigmático?

Considerado um texto paulino misterioso e enigmático, o livro se aplica a ele, um dos poucos relatos que Paulo dá sobre as suas próprias experiências visionárias. Trata-se ainda de algumas das poucas palavras, senão a única, no quadro da apocalíptica judaica e cristã primitiva, que narra uma viagem aos céus em primeira pessoa, sem o recurso da pseudepigrafia.

A partir daí questiona-se o outro lado da moeda. Começando pelos relatos apocalípticos, seriam eles atribuídos a profetas e homens santos do passado? Teria Paulo cometido essa “indiscrição” no contexto de sua polêmica com grupos cristãos de Corinto? A exegese textual é, no entanto, apenas uma das abordagens desse livro. Com a publicação de obras como esta são apresentados os resultados dos esforços das pesquisas, que se destinam ao leitor interessado da sociedade.

Sebastiana Maria Silva Nogueira é graduada em Economia pela Universidade Federal do Pará (1975), mestra em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2008) e doutora em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2012). Sua área de conhecimento versa sobre o cristianismo primitivo, principalmente nos seguintes temas: cartas paulinas, experiências místicas e religiosas, misticismo judaico e cristão, literatura apocalíptica.