Paulo Apóstolo | Paulus Editora

Releases

03/01/2019

Paulo Apóstolo

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha técnica
Autor(a): Carlos Mesters
Coleção: Por trás das palavras
Acabamento: Brochura
Páginas: 144
Formato: 13 (larg) x 18 (alt)
Área de interesse: Bíblia, Pastoral

Um trabalhador que anuncia o Evangelho

Obra de Carlos Mesters, grande biblista, que é chave de leitura para as cartas de Paulo

A vida cristã bebe das Sagradas Escrituras para dela retirar sua dinamicidade e vitalidade. As Cartas Paulinas e Paulo foram fundamentais para as comunidades cristãs dos primeiros séculos, mas, sobretudo, para as de hoje. Suas epístolas são verdadeiras fontes da experiência com o Cristo e retrato de como viviam, assim como suas virtudes e seus vícios.

Ajudar os leitores e estudiosos de Bíblia é um dos objetivos apresentados por Carlos Mesters no livro Paulo Apóstolo: um trabalhador que anuncia o Evangelho, lançado pela Paulus Editora. A publicação traça o perfil de Paulo, conta a sua vida a partir do testemunho de suas próprias cartas, mostra como o apóstolo dos gentios vivia o Evangelho, seu trabalho apostólico e convida os leitores a conhecer as características das comunidades evangelizadas, fundadas e acompanhadas por ele.

Ao mesmo tempo que se aprofunda no conhecimento das cartas e da teologia paulina, a publicação traz para a realidade de hoje, com as perguntas de hoje, a mensagem atualizada para a comunidade cristã. O apostolado de Paulo de Tarso é modelo missionário e de compreensão da mensagem de Jesus. A convicção profunda com que ele vivia o Evangelho e a coragem para enfrentar os vários desafios são escolas vivas para as Igrejas de hoje.

Uma pergunta está em toda a obra do frei Carlos Mesters: como Paulo fazia para reencontrar, sempre de novo, o rosto do Deus vivo? O Papa Francisco, falando sobre o apóstolo, diz que Paulo foi o grande pregador da misericórdia. Esteve entre os pagãos e reconheceu no diferente a manifestação do amor gratuito do Senhor. Paulo, como diz o autor, espalha a presença de Cristo como perfume que acompanha a flor (2Cor 2,14-17). Mesmo diante dos desafios, Paulo tem um convite: “Estejam sempre alegres, rezem sem cessar!” (1Ts 5,16-17).

Frei Carlos Mesters, O. Carm, é um frade carmelita holandês, missionário no Brasil desde 1949. Ordenado presbítero em 1957, é doutor em Teologia Bíblica e um dos principais exegetas bíblicos do método histórico-crítico no Brasil. Um dos fundadores do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos). Atualmente, vive em Unaí, Minas Gerais. Tem mais de dez livros publicados pela Paulus, entre eles Bíblia: Livro da Aliança (2017).