Paulo: Agente de pastoral e semeador de comunidades | Paulus Editora

Releases

29/05/2019

Paulo: Agente de pastoral e semeador de comunidades

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Paulo – Agente de pastoral e semeador de comunidades
Autor (a): Luiz Alexandre Solano Rossi
Acabamento: Brochura
Coleção: O mundo da Bíblia
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 120
Área de interesse: Bíblia

“Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim” (GL 2,20).

Publicado pela PAULUS Editora, o livro Paulo: Agente de pastoral e semeador de comunidades, escrito por Luiz Alexandre Solano Rossi, narra aos leitores à trajetória do apóstolo Paulo, suas numerosas viagens missionárias e sua ação evangelizadora nas primeiras comunidades cristãs.

O autor relata que há muitas formas de olhar para o apóstolo Paulo. Contudo, a obra dá ênfase num Paulo que se apresenta como agente de pastoral e semeador de comunidades. Uma pessoa incansável e que assumiu ser discípulo de Jesus com extrema paixão e dedicação. Nesta publicação, estão os relatos da história de um homem que passou de perseguidor da Igreja para anunciador de Jesus Cristo.

A obra está dividida em quatro capítulos. Solano Rossi traz um cronograma da vida de Paulo; desde o seu nascimento na cidade de Tarso na Cilícia, provavelmente na primeira década do século I d.C., seus estudos nas sinagogas e formação judaica, a mudança para Jerusalém para estudar e torna-se fariseu na escola de Gamaliel, sua experiência com Jesus na estrada de damasco, isto é, o momento da conversão, suas principais viagens missionárias e seu martírio em Roma.

O autor enfatiza que o apóstolo Paulo, desejava que todos fossem fiéis a Deus. Nesse ardor, fundou diversas comunidades cristãs, nas quais sentia amor e zelo a fim de que, ninguém se afastasse de Deus. Sua vida inspirou pessoas e até hoje incentiva o zelo e boa organização das comunidades, assim como a prática do amor fraterno, o exercício da caridade, a solidariedade com os irmãos e irmãs. Paulo é considerado um exemplo de fé diante das dificuldades e seduções do mundo.

Segundo o livro, ele pregava a Palavra de Deus de cidade em cidade, era um homem bem preparado e tinha uma boa noção de retórica, toda a sua formação ele utilizou mais tarde para conduzir todos a Jesus. Escreveu diversas cartas, direcionadas para as comunidades de Tessalonicenses, Coríntios, Romanos, Gálatas, Filipenses, Filemôn, Efésios, Colossenses. Além das cartas pastorais as comunidades de Timóteo e Tito.

A conversão: O evento de Damasco foi conhecido como a “Conversão de São Paulo” (comemorado no dia 25 de janeiro). Quando se encontra com Jesus, o apóstolo Paulo, volta a estudar tudo que havia aprendido e se dedica incessantemente a conhecer a mensagem de Jesus e transmiti-la a todos os povos.

Luiz Alexandre Solano Rossi é pós doutor em História Antiga pela UNICAMP e em Teologia pelo Fuller Theological Seminary, na Califórnia; doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e mestre em Teologia pela Faculdade do Instituto Superior de Estudos Teológicos (IDESET), em Buenos Aires. Autor de mais de 80 livros publicados no Brasil e no exterior, é professor adjunto na PUCPR, no programa de mestrado e doutorado em Teologia, e professor no UNINTER (Centro Universitário Internacional).