Dicas de leitura: Dia Mundial do Livro | Paulus Editora

Notícias

22/04/2021

Dicas de leitura: Dia Mundial do Livro

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No próximo dia 23 de abril é celebrado o Dia Mundial do Livro. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) escolheu esta data em homenagem a três importantes personalidades literárias falecidas neste dia: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega. Além do dia Mundial do Livro, é celebrado o Dia do Direito do Autor. Mais do que celebrar o livro, esta data homenageia todos os profissionais envolvidos no processo de concepção e publicação de uma obra literária.

Na mensagem deste ano, Audrey Azoulay, presidente da Unesco, afirma: “Os livros têm a capacidade única de nos entreter e instruir ao mesmo tempo. São um meio de explorar universos para além de nossa experiência pessoal, mediante o contato com diversos autores, ideias e culturas. São um meio para chegarmos aos lugares mais profundos de nossa mente. Página a página, os livros nos abrem um caminho que podemos percorrer sem limites de tempo ou fronteiras. Em outras palavras, os livros nos dão liberdade”, explica Azoulay.

A presidente da organização afirma que, diante da incerteza trazida pela pandemia, muitas pessoas buscaram na leitura uma forma de acalmar a ansiedade e sair da solidão. Segundo pesquisa do Global English Editing, divulgada pela Unesco, 35% dos internautas afirmaram que leram mais livros durante a pandemia no novo coronavírus.

Para celebrar este Dia Mundial do Livro, a PAULUS Editora sugere títulos para diversos públicos: obras que encantam, informam e despertam a imaginação. Confira os títulos abaixo:

Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?

A publicação “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” é um livro histórico, organizado pelo Dicastério para a Comunicação do Vaticano, que oferece ao leitor um registro completo da oração Statio Orbis ocorrida em 27 de março de 2020. Além da íntegra da oração, com imagens em alta resolução, o livro traz comentários inéditos do Papa sobre o momento, as principais catequeses de 2020 e uma análise do magistério do Papa Francisco após a icônica oração. Saiba mais.

 

Nunca foi tão fácil ganhar o céu – Biografia espiritual de São José Sánchez del Río

Publicado pela PAULUS Editora e escrito por padre Ricardo Figueiredo, o livro “Nunca foi tão fácil ganhar o céu” apresenta aos leitores a biografia espiritual de São José Sánchez del Río, um jovem mártir mexicano, assassinado pelo governo anticatólico de sua época em 1928. O martírio do jovem cristão que ansiava pelo céu ocorreu devido à sua fidelidade a Deus, ao amor por Jesus Cristo na Eucaristia, por sua fé na Virgem de Guadalupe e pelo firme propósito de defender a fé cristã diante de seus algozes. Nesse caminho, os aspectos mencionados foram considerados características marcantes de sua biografia. Saiba mais.

 

Sob o olhar de Guadalupe – sinais do céu sobre a terra

A obra “Sob o olhar de Guadalupe – sinais do céu sobre a terra” foi escrita após viagem de Dom Leomar Antônio Brustolin, como peregrino, ao México. O livro recupera os dados da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe para interpretá-los segundo a ótica da espiritualidade mariana, valorizando a beleza e a teologia desse acontecimento que alcançou uma multidão de pessoas em diferentes épocas. O obra possui fotografias que colaboram para que a narração se apoie na via da beleza dos fatos guadalupanos, a primeira aparição de Nossa Senhora reconhecida oficialmente pela Igreja. Saiba mais.

 

Gudrun, a princesa do Campo Belo

Publicada pela PAULUS Editora, a obra infantil “Gudrun, a princesa do Campo Belo”, da autora Taciana Ottowitz, convida o leitor a ingressar numa viagem rumo a terras desconhecidas, na companhia de uma menina destemida e corajosa. A obra está dividida em 19 capítulos que prometem surpreender o leitor. Em “Gudrun, a princesa do Campo Belo”, realidade e ficção se misturam. Além disso, a autora aborda questões ligadas ao convívio familiar, a culturas distintas, países e história da Segunda Guerra Mundial. O livro é parte da coleção Teens, uma série voltada ao público juvenil e indicada também para leitores de todas as idades. Saiba mais.

 

O peregrino russo – Três relatos inéditos

O livro “O Peregrino Russo — Três relatos inéditos”, lançado pela PAULUS Editora, completa a série de um dos clássicos mais conhecidos da vida espiritual cristã, a obra “Relatos de um peregrino Russo”, escrita por um anônimo do século XIX, que narra as lições fundamentais da espiritualidade do povo russo. Em “O Peregrino Russo — Três relatos inéditos” estão presentes: “A oração dos pobres”; o quinto relato, composto pelos episódios “O peregrino” e “Uma confissão que leva o homem interior à humildade”; o sexto relato, que traz as reflexões “O segredo da salvação revelado pela oração contínua” e “Sobre o poder da oração”; e, por fim, o sétimo relato, repleto de simplicidade. Saiba mais.