Advento: A esperança que se renova! | Paulus Editora

Colunistas

Igreja e Sociedade

27/11/2023

Advento: A esperança que se renova!

Por Cleane Santos

Preparação para a Solenidade do Natal do Senhor

A cada ano, todos os cristãos são chamados a renovarem a fé e a esperança com a preparação para a celebração do Natal do Senhor. Este é o tempo favorável para o resgate de boas práticas, o exercício da espiritualidade, a vivência do amor, a união das famílias, o acolhimento, a empatia e a partilha mútua entre irmãos e irmãs. Somos literalmente convidados a abrirmos o coração e a mente para meditar sobre o nascimento de Jesus Cristo, o Verbo de Deus encarnado que visitou a humanidade em função da revelação do seu Reino e para a salvação da humanidade.

Com o tempo do Advento, renovam-se os preparativos para celebrar a vinda do Emanuel, o Deus conosco. Em toda boa catequese aprendemos que o advento, cujo termo do latim – “adventos” significa “vinda”, “chegada”, marca o início do Tempo Litúrgico da Igreja Católica e a história da salvação com a encarnação e nascimento do Filho de Deus. Trata-se de um tempo caracterizado pela alegria, vigilância e expectativa em diversos lares cristãos. Na liturgia proposta pela Igreja, vivencia-se este tempo durante quatro semanas ou domingos que antecedem o Natal, mais precisamente, começa com as Primeiras Vésperas do 1º Domingo do Advento e termina antes das Primeiras Vésperas do Natal.

Na obra “Meditando a Palavra 1 – Advento e Natal”, publicada pela PAULUS Editora, o autor padre Augusto César Pereira (Em memória) notifica que o Advento é carregado de sentido com a mensagem da Boa-Nova que Cristo irá estabelecer em sua vinda ao mundo. Segundo a publicação, a primeira vinda de Cristo já aconteceu: o nascimento do Filho de Deus feito gente como nós, fato histórico que motiva as festividades do Natal em diversas partes do mundo. Há, portanto, duas características importantes neste período, conforme exemplifica a obra: Preparação para as solenidades de Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho Deus entre os homens, e ocasião que permite por meio desta lembrança, uma maior reflexão espiritual a fim de que os corações voltem-se para Deus e para a expectativa da segunda vinda do Cristo.

Vale ressaltar que essa segunda vinda ainda não aconteceu, padre Augusto César Pereira recorda em sua obra que ela acontecerá no fim dos tempos, conforme as promessas do próprio Cristo narradas nos Evangelhos, entretanto, a Igreja convida a refletir sobre essas duas vindas. Sendo uma oportunidade de esperança, reparação e preparação para a construção de ações que visem um mundo novo e transformado.

Neste tempo, a liturgia, com enfoque nos acontecimentos das Sagradas Escrituras, oferece também um panorama geral deste grande acontecimento, de modo especial, as leituras bíblicas dominicais dos Evangelhos conforme os ciclos A, B e C, direcionam os fiéis para reflexões específicas, entre elas: a espera vigilante; o convite à conversão e preparação dos caminhos para receber Jesus, conforme o testemunho dado por João Batista, o último dos profetas;  a narrativa do anúncio do nascimento de Jesus  a Maria, a José e a Isabel e, por fim, o conhecimento profundo da pessoa de Jesus Cristo junto com suas ações, ensinamentos e sinais no meio de seu povo.

Caminhos de espiritualidade do Advento 

Diante desta realidade, como preparar-se melhor para essa festa tão importante para os cristãos? Para José Carlos Pereira, padre passionista, teólogo pastoralista e autor da PAULUS, os cristãos devem estar preparados para celebrar a presença de Deus entre nós. Segundo ele, o primeiro passo é a busca por uma espiritualidade autêntica e consciente que dialogue com a vivência cristã e as orientações da Igreja.

“Considero esse tempo como um dos tempos mais belos da nossa liturgia, momento que nos pede uma revisão de vida e um estudo de tudo que deverá ser vivenciado e celebrado no Advento, entre tantas formas de meditar a Palavra de Deus, temos o método da ‘Lectio Divina’ que também poderá auxiliar as reflexões dos textos bíblicos em preparação para o Natal do Senhor”, orienta padre José Carlos.

Além das participações nas missas e celebrações durante este período, outro caminho de reflexão do Advento é por meio da “Novena de Natal” que poderá ser celebrada em família ou junto à comunidade cristã. Para este ano, os redatores paulinos padre Danilo Alves Lima e padre Luiz Miguel Duarte apresentam ao público o tema: “Jesus está no meio de nós”.

O conteúdo da novena PAULUS irá refletir sobre a constante presença de Jesus Cristo em nossas vidas com base nas principais passagens dos Evangelhos que narram a atuação de Jesus no meio do povo. De acordo com os organizadores, ao preparar o nascimento do Filho de Deus, deseja-se fazer de cada coração uma manjedoura, humilde e acolhedora para receber o Príncipe da paz.

Padre José Carlos lembra que a Novena de Natal é um tempo especial de espiritualidade rumo ao verdadeiro sentido da celebração do nascimento de Jesus, caracterizado pela união das famílias e grupos comunitários. Segundo ele, não necessariamente precisam ser nove encontros, podem ser realizados uma sucessão de encontros, sem importar-se com a quantidade de dias, mas, sobretudo, com a espiritualidade que envolve este momento e, que poderá ser iniciado a partir do primeiro domingo do Advento.  

Segundo ele, os cristãos devem estar atentos para a diferenciação da festa religiosa e espiritual que é o Natal em relação às festas profanas e a indução da lógica do mercado que visa apenas o lucro neste tempo. “É preciso saber distinguir e não profanar uma festa essencialmente cristã com questões comerciais do momento que visam apenas o lucro e comemorações vazias”, ressalta. Ainda, segundo ele, a Novena de Natal é uma oportunidade para vivenciar e meditar a espiritualidade da encarnação.

“Somos convocados a preparar o nosso coração, e não somente a nossa casa, para essa chegada transformadora. De nada adianta uma casa toda enfeitada de luz, se o coração de quem nela habita continuar nas trevas. Por essa razão, antes de qualquer coisa, preparemo-nos internamente, pois isso é o mais importante”, afirma padre José Carlos.

O livro “Luz e silêncio – Um companheiro espiritual para o Advento e o Tempo de Natal”, escrito pelo monge Anselm Grün e lançado pela PAULUS Editora, também nos ajuda a refletir sobre o verdadeiro significado do Advento e do Natal. Na obra, o leitor é convidado a contemplar as imagens do Natal e, assim, adentrar em um universo de serenidade próprio da época: “À medida que olhamos para a verdadeira Luz que brilha por trás de todas as imagens do Natal, podemos encontrar a paz”, diz o monge beneditino.

Em suma, por meio de boas leituras e, seguindo as orientações da Igreja e sua liturgia, somos convidados a deixar de lado as velhas práticas e hábitos mundanos que nos impedem de ver o real sentido do Natal do Senhor. Quando bem vivido, o Tempo do Advento direciona os fiéis ao encontro do Menino Jesus que em mais um ano deseja nascer no coração de toda a humanidade.

nenhum comentário