Luz e silêncio – Um companheiro espiritual para o Advento e o Tempo de Natal | Paulus Editora

Releases

09/12/2020

Luz e silêncio – Um companheiro espiritual para o Advento e o Tempo de Natal

Por Imprensa

Ficha Técnica:
Título: Luz e Silêncio – Um companheiro espiritual para o Advento e o tempo do Natal
Autor: Anselm Grün
Catálogo: Mensagem
Coleção: Avulso
Acabamento: Brochura
Formato: 15.8 (larg) x 23 (alt)
Páginas: 176
Áreas de interesse: Espiritualidade

Em 14 passos, Anselm Grün reflete sobre o verdadeiro significado do Advento e do Natal

As reflexões de Anselm Grün estão acompanhadas das pinturas do artista Eberhard Münch, que interpretam o acontecimento em torno do nascimento de Jesus Cristo, de modo que possa trazer para o leitor um significado existencial. De acordo com o autor, quando se pensa no Natal, imediatamente nos vêm à mente as imagens. As memórias afetivas: a casa da família na ceia natalina; a árvore de natal, o presépio com o Menino Jesus na Manjedoura etc.

O objetivo da obra, segundo Anselm Grün, é convidar o leitor a contemplar imagens do Natal e, assim, chegar a serenidade: “À medida que olhamos para a verdadeira Luz que brilha por trás de todas as imagens do Natal, podemos encontrar a paz”. Ele ainda explica que o Evangelista Lucas age como pintor ao transmitir as histórias do Natal: “Ele descreve de tal maneira que na mente do leitor surge uma imagem […] Uma imagem imagética toca-nos mais que uma imagem abstrata”.

Zacarias vê um anjo é a primeira reflexão que Grün apresenta na obra. Na sequência: Anúncio a Maria; O cântico de Zacarias; Visita de Maria a Isabel; O sonho de José; A caminho de Belém; Do céu; O anjo aparece aos pastores; Três sábios do Oriente; Manjedoura, lugar de saudade; Tu trouxeste-nos a salvação; Seguros junto de Deus; Sou o refugiado diante da porta e por último Crescer e amadurecer na fé. Cada tempo tem suas imagens.

“Através dos surpreendentes óculos que colocamos mediante os quadros de Eberhard Münch, descobrimos novos aspectos nas histórias que há muito nos são familiares. Assim, desejo que você, através dos textos e das imagens deste livro, descubra sempre mais o mistério inexaurível do Natal”. Anselm Grün.

Anselm Grün Monge beneditino alemão, é considerado um dos autores cristãos mais lidos e traduzidos da atualidade. Nascido em Junkershausen, em 1945, foi criado em Munique, onde seus pais possuíam uma loja de materiais elétricos. Ingressou na abadia de Münterschwarzach  em 1964. Cursou Filosofia e Teologia no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma, residindo na abadia de Santa Otília. É autor de mais de 300 livros. Pela PAULUS, foram publicadas as seguintes obras: Liderar por meio de valores: curso compacto de liderança. A cruz: a imagem do ser humano redimido. Para que tua vida respire liberdade: rituais de purificação para o corpo e alma. 

Eberhard Münch nasceu em Mainz, em 1959. Em 1981, estudou pintura mural italiana. De 1983 a 1987, estudou na Academia de Belas Artes de Nuremberg. Desde 1987, trabalha como pintor autônomo e decorador de interiores. Aceita pedidos nacionais e internacionais. Fez inúmeras exposições e participou de outras tantas desde o começo dos anos 80.