Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

11

Quem pode se opor a Deus? -* 1 Os apóstolos e os irmãos que viviam na Judéia souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus. 2 Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis

de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 3 «Você entrou na casa de incircuncisos e comeu com eles!» 4 Então Pedro começou a relatar-lhes, passo a passo, o que havia acontecido:

5 «Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: vi uma coisa parecida com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até mim. 6 Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes, animais selvagens, répteis da terra e aves do céu. 7 Depois ouvi uma voz que me dizia: ‘Levante-se, Pedro, mate e coma’. 8 Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! Porque jamais coisa profana e impura entrou na minha boca’. 9 A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chame de impuro o que Deus purificou’. 10 Isso repetiu-se por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 11 Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesaréia, à minha procura. 12 O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam, e nós entramos na casa daquele homem. 13 Ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: ‘Mande alguém a Jope para fazer com que Simão, também chamado Pedro, venha até aqui. 14 Ele fará uma apresentação dos acontecimentos que vão trazer a salvação para você e para toda a sua família’. 15 Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 16 Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vocês serão batizados no Espírito Santo’. 17 Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós por termos acreditado no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus

18 Ao ouvir isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: «Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida

Uma nova Igreja em Antioquia -* 19 Aqueles que se haviam espalhado por causa da tribulação que se seguiu à morte de Estêvão, chegaram à Fenícia, à ilha de Chipre e à cidade de Antioquia, embora não pregassem a Palavra a ninguém que não fosse judeu. 20 Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da cidade de Cirene, chegaram a Antioquia e começaram a pregar também para os gregos, anunciando-lhes a Boa Notícia do Senhor Jesus. 21 A mão do Senhor estava com eles, de modo que foi grande o número dos que acreditaram e se converteram ao Senhor. 22 A notícia chegou aos ouvidos da igreja de Jerusalém, e esta enviou Barnabé para Antioquia.

23 Quando Barnabé chegou e viu a graça de Deus, ficou muito contente e os animou a permanecerem de todo o coração ligados ao Senhor. 24 Barnabé era homem bom, cheio do Espírito Santo e de . E uma considerável multidão se uniu ao Senhor.

25 Barnabé foi, então, para Tarso em busca de Saulo. 26 E o encontrou e levou para Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos nessa igreja, e instruíram muita gente. Foi em Antioquia que, os discípulos receberam pela primeira vez, o nome de «cristãos

Solidariedade entre as comunidades -* 27 Nesse tempo, alguns profetas desceram de Jerusalém para Antioquia. 28 Um deles, chamado Ágabo, iluminado pelo Espírito, anunciou que uma grande fome viria sobre a terra. De fato, essa fome sobreveio no tempo do imperador Cláudio. 29 Os discípulos decidiram, então, mandar uma ajuda, cada qual segundo suas possibilidades, aos irmãos que viviam na Judéia. 30 Assim o fizeram. E enviaram a ajuda aos anciãos por meio de Saulo e Barnabé.




* 11,1-18: A Igreja de Jerusalém estranha e critica a atitude de Pedro. Este relata o que fizera e presenciara, terminando com o desafio: «Quem seria eu para me opor à ação de Deus?» A Igreja também deve ser evangelizada, para abrir-se e aceitar que grupos de origens e costumes diferentes passem a pertencer ao povo de Deus.



* 19-26: Antioquia, uma das cidades mais importantes do império romano, tinha 500.000 habitantes. A evangelização se dirigiu primeiro aos judeus e, com a vinda de alguns cristãos de Chipre e de Cirene, se estende também aos gregos. A nova Igreja nasce ligada à igreja-mãe de Jerusalém, graças ao envio de Barnabé. Ao lado de Jerusalém, Antioquia será centro importante. E Lucas frisa isso, lembrando que aí apareceu pela primeira vez o nome «cristãos.»



* 11,27-30: Os gregos de Antioquia pertenciam à classe alta e média; muitos deles se converteram à fé cristã. Catequizados por Barnabé, que desde o início vivera o espírito de partilha (cf. At 4,36-37), eles também vão partilhar suas posses com as comunidades carentes da Judéia. Note-se também: não só dentro de uma comunidade, mas entre as várias comunidades se estabelece solidariedade e comunhão em nível profético e econômico.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002