Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

13

A ambição gera a morte -* 1 Depois disso, aconteceu o seguinte: Absalão, filho de Davi, tinha uma irmã bonita chamada Tamar. Amnon, filho de Davi, ficou apaixonado por ela. 2 Amnon chegou a ponto de ficar doente por causa de sua irmã Tamar, pois ela era virgem e ele viu que era impossível fazer alguma coisa com ela. 3 Amnon tinha um amigo muito esperto chamado Jonadab, filho de Sama, irmão de Davi. 4 Ele disse a Amnon: «Filho do rei, por que você, a cada manhã, está assim deprimido? Por que você não me diz o que está acontecendoAmnon respondeu: «É porque estou apaixonado por Tamar, a irmã do meu irmão Absalão». 5 Jonadab sugeriu: «Fique na cama como se estivesse doente. Quando o seu pai vier para visitar você, diga a ele: ‘Deixe que minha irmã Tamar venha me servir a comida: ela fará a comida à minha vista, para que eu veja; e ela própria me servirá’ «. 6 Então Amnon foi deitar-se, fingindo que estava doente. O rei foi -lo, e Amnon lhe disse: «Deixe que minha irmã Tamar venha preparar, na minha frente, dois pastéis, e que ela mesma me sirva». 7 Então Davi mandou buscar Tamar na casa dela, dizendo: «Venha à casa de seu irmão Amnon para lhe preparar a comida». 8 Tamar foi e encontrou o irmão deitado. Ela pegou farinha, amassou, preparou os pastéis na frente dele, e os levou para cozinhar. 9 Em seguida, pegou a panela, despejou no prato dele, mas ele não quis comer. Amnon disse: «Mande sair daqui toda essa gente!» E todos saíram. 10 Então Amnon disse a Tamar: «Traga você mesma a comida aqui no quarto, para eu comer». Tamar pegou os pastéis que tinha feito e levou para seu irmão, no quarto. 11 Quando ela apresentou a comida, ele agarrou-a e disse: «Durma comigo, minha irmã». 12 Ela retrucou: «Não, meu irmão. Não me violente, pois isso não é coisa que se faz em Israel. Não cometa essa infâmia. 13 Aonde eu iria esconder a minha vergonha? E você seria um infame em Israel! Fale com o rei, e ele não recusará que eu me case com você». 14 Amnon, porém, não deu atenção ao que ela falava: dominou-a com violência e teve relações com ela.

15 Depois Amnon ficou furioso. A aversão que teve para com Tamar foi maior do que a paixão com que a tinha amado. Ele disse: «Levante-se e embora». 16 Ela respondeu: «Não. Você me mandar embora será um mal bem pior do que o outro que você fez comigo». Ele, porém, não quis ouvi-la. 17 Chamou o criado que o servia e disse: «Leve essa moça embora daqui e tranque a porta». 18 Tamar vestia uma túnica de mangas longas, porque era assim que se vestiam as filhas solteiras do rei. O criado fez com que ela saísse, e trancou a porta.

19 Tamar colocou terra na cabeça, rasgou a túnica de mangas longas, colocou as mãos na cabeça e saiu gritando. 20 Seu irmão Absalão disse para ela: «Seu irmão Amnon esteve com você? Agora, não diga nada: ele é seu irmão. Esqueça o que aconteceu». E Tamar, desolada, foi morar na casa de seu irmão Absalão.

21 O rei Davi soube do que tinha acontecido e ficou muito irritado, mas não quis castigar seu filho Amnon, porque era o primogênito e ele o amava muito. 22 Por causa da violência que Amnon cometeu com sua irmã Tamar, Absalão rompeu com ele e passou a odiá-lo.

23 Dois anos depois, Absalão estava fazendo a tosquia das ovelhas em Baal-Hasor, perto de Efraim. Então ele convidou todos os filhos do rei. 24 Ele foi até o rei e disse: «O seu servo está fazendo a tosquia. Que o rei e seus ministros se dignem aceitar o convite». 25 O rei respondeu: «Não, meu filho. Se nós todos formos lá, será muito pesado para você». Absalão insistiu, mas o rei não quis ir e o abençoou. 26 Absalão então disse: «Ao menos deixe que o meu irmão Amnon». O rei perguntou: «Por que ele iria com você27 Mas Absalão insistiu, e o rei deixou que fossem com ele Amnon e todos os filhos do rei.

28 Absalão ordenou a seus servos: «Fiquem de olho. Quando Amnon estiver alegre por causa do vinho, e eu lhes disser para feri-lo, vocês o matem. Não tenham medo, porque sou eu que estou mandando. Tenham coragem e sejam valentes29 Os servos de Absalão fizeram conforme ele havia mandado. Então todos os filhos do rei se levantaram, cada um montou no seu asno, e fugiram.

30 Eles ainda estavam a caminho, quando chegou até o rei este boato: «Absalão matou todos os filhos do rei e não sobrou nenhum deles31 O rei levantou-se, rasgou suas roupas e se prostrou por terra; e todos os ministrospresentes também rasgaram suas roupas. 32 Jonadab, filho de Sama, irmão de Davi, interveio: «Não pense o meu senhor que morreram todos os moços, todos os filhos do rei, porque de fatoAmnon morreu. Absalão tinha prometido fazer isso desde o dia que Amnon violentou Tamar, a irmã dele. 33 Portanto, que o rei não fique preocupado, pensando que todos os filhos do rei morreram. FoiAmnon que morreu, 34 e Absalão fugiu».

O jovem que estava de guarda levantou os olhos e viu uma tropa numerosa, que avançava pelo caminho de Baurim. O jovem foi contar ao rei: «Vi gente no caminho de Baurim, na ladeira da montanha». 35 Então Jonadab disse ao rei: «São os filhos do rei que estão chegando! Foi mesmo como o seu servo contou». 36 Logo que terminou de falar, chegaram os filhos do rei e começaram a gritar e a chorar. Também o rei e todos os seus ministros começaram a chorar inconsolavelmente. 37a Absalão se escondeu no território de Tolmai, filho de Amiud, rei de Gessur, 38 e aí ficou durante três anos. 37b O rei ficou de luto por seu filho durante todo esse tempo. 39 Depois disso, o rei se consolou da morte de Amnon e parou de perseguir Absalão.




* 13,1-39: Começa a competição pelo poder e a luta pela sucessão. Amnon é o primogênito e, naturalmente, o sucessor direto de Davi. Absalão certamente não pretendia apenas vingar a honra da irmã, mas servir-se do caso para eliminar o mais forte concorrente ao trono.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002