Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

30

Todos partilham da conquista -* 1 No terceiro dia em que Davi e seus homens estavam a caminho para Siceleg, os amalecitas atacaram o Negueb e Siceleg: arrasaram e incendiaram Siceleg, 2 aprisionando as mulheres, crianças e adultos que aí se encontravam; não mataram ninguém, mas foram embora levando-os consigo. 3 Quando Davi e seus homens chegaram, viram a cidade incendiada e souberam que suas mulheres, filhos e filhas tinham sido levados embora. 4 Davi e seu pessoal caíram em lágrimas e choraram até se esgotar suas forças. 5 As duas mulheres de Davi, Aquinoam de Jezrael e Abigail, mulher de Nabal de Carmel, também tinham sido capturadas. 6 Davi ficou muito angustiado, porque se dizia que todos queriam apedrejá-lo, pois o pessoal todo estava amargurado por causa de seus filhos e filhas. Davi, porém, recobrou ânimo em Javé seu Deus.

7 Então Davi disse ao sacerdote Abiatar, filho de Aquimelec: «Traga-me o efod». E Abiatar levou o efod para Davi. 8 E Davi consultou a Javé: «Se eu perseguir esse bando, será que vou alcançá-lo?» Javé respondeu: « atrás deles, porque você os alcançará e libertará os prisioneiros». 9 Davi e seus seiscentos homens foram e chegaram ao riacho de Besor. 10 Davi e quatrocentos homens continuaram a perseguição, enquanto duzentos ficaram, pois estavam cansados para atravessar o riacho de Besor. 11 Encontraram um egípcio no campo e o levaram até Davi. Deram-lhe pão para comer e água para beber. 12 Deram-lhe doce de figos e dois cachos de uvas passas. Depois de ter comido, ele se refez, porque estava três dias e três noites sem comer nem beber. 13 Então Davi lhe perguntou: «A quem pertence você e de onde vem?» Ele respondeu: «Eu sou um moço egípcio, escravo de um amalecita. Faz três dias que meu patrão me abandonou, porque eu estava doente. 14 Nós atacamos o Negueb dos cereteus, os homens de Judá e o Negueb de Caleb; e também incendiamos Siceleg». 15 Davi lhe disse: «Você é capaz de me conduzir até esse bando?» O egípcio respondeu: «Jure por Deus que você não me matará, nem me entregará nas mãos do meu senhor, e eu o conduzirei até esse bando».

16 Então o egípcio levou Davi até o bando. Os amalecitas estavam espalhados pelo território, comendo, bebendo e fazendo festa com os grandes despojos que haviam tomado no país dos filisteus e no país de Judá. 17 Davi os aniquilou desde o amanhecer até a tarde do dia seguinte: ninguém escapou, exceto quatrocentos moços que montavam camelos e que conseguiram fugir. 18 Davi recuperou tudo o que os amalecitas haviam tomado, e também suas duas mulheres. 19 Não se perdeu nada do que lhes pertencia: coisas pequenas e grandes, os despojos que haviam tomado, filhos e filhas; Davi levou tudo de volta. 20 Davi pegou todas as ovelhas e bois dos amalecitas. Aqueles que iam na frente desse rebanho diziam: «Aqui estão os despojos de Davi».

21 Davi chegou até onde estavam os duzentos homens que, cansados, não o tinham seguido e ficaram junto ao riacho de Besor. Eles foram ao encontro de Davi e da tropa. Davi aproximou-se deles e os saudou. 22 Todos os homens maus e grosseiros que tinham seguido Davi disseram: « que eles não foram conosco, não para eles parte nenhuma dos despojos que recuperamos, a não ser a própria mulher e filhos; que eles recebam e vão embora». 23 Então Davi replicou: «Nada disso, meus irmãos. Não façam isso com o que Javé nos deu. Ele nos protegeu e colocou em nosso poder o bando que veio contra nós. 24 Quem é que pode concordar com o que vocês estão dizendo? De fato, a parte daquele que foi ao combate é a mesma daquele que ficou com as bagagens; repartam por igual». 25 Desse dia em diante, isso ficou como estatuto e norma para Israel, e permanece até o dia de hoje.

26 Davi entrou em Siceleg e enviou parte dos despojos para os anciãos de Judá, seus compatriotas, dizendo: «Aqui vai como presente para vocês parte dos despojos tomados dos inimigos de Javé». 27 E a mandou para os anciãos de Betul, de Ramá do Negueb, de Jatir, 28 de Aroer, de Sefamot, de Estemo, 29 de Carmel, das cidades de Jerameel, das cidades dos quenitas, 30 de Horma, de Bor-Asã, de Eter, 31 de Hebron, e para os anciãos de todos os lugares por onde Davi tinha passado com seus homens.




* 30,1-31: Novo e grande trunfo de Davi para ganhar a simpatia popular, é a sua capacidade de distribuir igualitariamente os despojos conseguidos. Assim, ele vai fazendo que o povo, pouco a pouco, tenha a sensação de estar conquistando a própria liberdade.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002