Sou feliz, feliz, feliz! – Biografia espiritual da Irmã Clare Crockett | Paulus Editora

Releases

09/11/2022

Sou feliz, feliz, feliz! – Biografia espiritual da Irmã Clare Crockett

Por Imprensa

Ficha técnica
Título: Sou feliz, feliz, feliz! – Biografia espiritual da Irmã Clare Crockett
Autor: Pe. Ricardo Figueiredo
Coleção: Modelos de Virtude
Acabamento: Brochura
Páginas:120
Área de interesse: Espiritualidade

Como parte da coleção “Modelos de virtude”, a PAULUS Editora apresenta a obra “Sou feliz, feliz, feliz! – Biografia espiritual da Irmã Clare Crockett”, escrita por Pe. Ricardo Figueiredo. Publicado em Portugal e em outros países, o livro apresenta ao público os detalhes biográficos de Clare Maria da Trindade e do Coração de Maria, religiosa da Congregação Irmãs Servas do Lar da Mãe. Na publicação, o autor descreve como Clare, uma promissora atriz irlandesa, deixou-se transformar por Deus, tornando-se uma religiosa consagrada ao serviço de Reino e da Igreja e como seu exemplo deve inspirar, principalmente os jovens, à busca sincera da santidade.

Popularizada sobretudo pelo documentário “Ou tudo ou nada”, disponível no Youtube, que conta com mais de 6 milhões de visualizações, a breve jornada de Clare Crockett é descrita nas páginas da biografia espiritual escrita por Pe. Ricardo Figueiredo como um convite a redobrar a atenção na relação com Deus, “sob o risco de sermos inebriados pela superficialidade e banalidade”, ressalta a obra.

Nascida em 14 de novembro de 1982 em Derry, na Irlanda do Norte, Clare viveu durante a infância e adolescência uma realidade cercada de violência. Na escola, foi convidada a participar das aulas de teatro, fato que mudou sua vida na época. Em pouco tempo, tornou-se uma celebridade, apresentava um programa infantil na televisão e era uma atriz muito conhecida.

Ao ser convidada para uma viagem para a Espanha durante a Semana Santa, Clare teve uma experiência espiritual profunda que transformou sua vida. Até então, ela era uma jovem que vivia intensamente as experiências proporcionadas pela fama: festas, cigarro, bebidas, amigos e reconhecimento público. Sobre isso, a jovem relata “O Senhor me mostrou o quanto eu feria seu Sagrado Coração com o meu estilo de vida louco. Sabia que precisava deixar tudo o segui-lo”. Aos 18 anos, após um período de discernimento vocacional e, para surpresa da família e amigos, Clare ingressou na vida religiosa. Sobre este período, ela afirma: “Eu dizia que ia ser freira, mas o dizia com uma cerveja numa mão e um cigarro na outra”. “O que lhe deu força para prosseguir foi perceber que Deus lhe dava a graça para que ela fosse capaz de responder”, ressalta a publicação.

No prefácio da obra, Irmã Sophie Alves comenta: “Impressiona que a jovem Clare, todos os dias, passasse um “cheque em branco com o qual colocava tudo nas mãos de Deus”. Vemos como o seu passado, quando integrado, se tornou uma força motriz para o seu presente. Clare não se deixou levar pela mediocridade, mas, imbuída pelo Espírito, deixou transparecer pelos seus gestos o amor de Deus”, relata. Sobre sua vocação, a obra apresenta o pensamento de Clare: “A vocação religiosa é um dom tão grande que, realmente, confunde a pessoa escolhida. Deus fixa o seu olhar numa pobre alma para que viva com ele e nele, e, assim, o ajude a salvar o mundo”.

Segundo Pe. Ricardo Figueiredo, a obra “Sou feliz, feliz, feliz!” tem como objetivo tornar conhecida a vida de Clare, mostrar como ela ganhou a consciência de que a sua vida é dom de Deus e a forma como ela correspondeu à vocação que Deus lhe deu, além de expor como Clare viveu constantemente em conversão e no desejo de se superar. “Tinha um entusiasmo contagioso. Usava esse dom de convencer as pessoas para o bem, para entusiasmá-las com Deus e à santidade”, afirma uma das religiosas que conviveu com Ir. Clare Crockett. Aos 33 anos, em 16 de abril de 2016, Ir. Clare faleceu em Playa Prieta, no Equador, onde era missionária. Com ela, morreram cinco jovens aspirantes à vida religiosa.

Dividido em 5 capítulos, o livro apresenta os principais traços biográficos desta personalidade cativante e expressiva, um exemplo para jovens de todo o mundo de como confiarem-se aos projetos do Reino de Deus. Ao início de cada capítulo, uma ilustração de Beatriz Líbano Monteiro introduz o leitor no tema a ser trabalhado a seguir. A obra contém uma memória fotográfica, com diversas fotos de Ir. Clare. Segundo o autor, o título da publicação é um resumo de toda a vida da religiosa: “Sou feliz, feliz, feliz”. A frase foi retirada de uma carta da jovem à superiora-geral da Ordem, escrita em 2015. Na carta, ela afirma: Sou feliz, feliz, feliz! Ainda que haja dias em que muitas coisas possam me custar. Vale a pena dar a vida a Deus, que é tão grande. Isso é o que o meu coração sempre desejou, e o que nenhum amor humano, nem plano, nem coisa alguma pode completar”.

Ricardo Figueiredo nasceu em 1990, em Belas (Sintra). Presbítero desde de 2015 e doutor em Teologia Sistemática. Exerceu seus primeiros anos de ministério nas paróquias de Peniche, Atouguia da Baleia e Serra d’El Rei, onde conviveu com muitos jovens. Atualmente é pároco de Óbidos, A-dos-Negros e Gaeiras e diretor espiritual de vários jovens. Pela PAULUS Editora no Brasil, publicou os livros: “Um Santo Surfista: O Servo de Deus Guido Schäffer”, “Não Eu, mas Deus – Biografia espiritual de Carlo Acutis” e “Nunca Foi Tão Fácil Ganhar o Céu! – Biografia espiritual de São José Sánchez del Río“.