O Cristão do futuro | Paulus Editora

Releases

24/04/2024

O Cristão do futuro

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: O cristão do futuro
Autor: Karl Rahner
Coleção: Biblioteca de Teologia
Acabamento: Brochura
Páginas: 88
Dimensão: (AXC) 21,00 x 13,50
Área de interesse: Teologia

Obra propõe a reflexão sobre a situação da Igreja no período conciliar e pós-conciliar

Compondo a coleção “Biblioteca de Teologia”, a obra “O Cristão do futuro”, assinada pelo teólogo Karl Rahner e publicada pela PAULUS Editora, apresenta a visão do autor sobre a realidade da Igreja a partir dos períodos conciliar e pós-conciliar.

Dividido em quatro capítulos, o título aborda os temas: “A Igreja que muda”; “Situação ética numa perspectiva ecumênica”; “Os limites da Igreja: contra o triunfalismo clerical e leigos derrotistas” e “O ensino do Concílio Vaticano II sobre a Igreja e a realidade futura da vida cristã”.

Na primeira parte apresentam-se algumas reflexões acerca dos limites da mudança dentro do autoentendimento da Igreja católica, estimulando a descoberta de “novos e audaciosos caminhos na Igreja de Deus”.

O segundo capítulo aborda como o autor imagina que deva ser o diálogo ecumênico realizado pela Igreja em uma série de debates a respeito das possibilidades de reproduzir situações seculares de caráter privado e social.

Já a terceira parte trata do pensamento do autor com relação a capacidade da Igreja em dialogar com a esfera pública social. Por fim, o último capítulo apresenta um esboço das características da época pós-conciliar e como seus ensinamentos reverberam nos futuros cristãos.

“Não há dúvida de que o Concílio Vaticano II, seus procedimentos e debates […] provocaram uma profunda admiração, inquietação e consternação em muitos círculos católicos, até mesmo a um considerável número entre o clero […]. Outros católicos saudaram o Concílio e seu trabalho entusiasticamente, como a abertura esperada há muito tempo e, de fato, muito atrasada, abrindo as janelas da Igreja para deixar entrar algum ar fresco […]. Mas, a princípio, teve-se uma inescapável impressão de um profundo susto”, escreveu Karl.

A obra direciona-se para todos os que desejam aprofundar os estudos teológicos sobre a história da Igreja e as ressonâncias do Concílio Vaticano II.

Karl Rahner nasceu em Friburgo, Alemanha, em 1904. Estudou Filosofia e Teologia nos anos de formação, tendo participado dos seminários de Heidegger e sendo um dos representantes da teologia querigmática. Desenvolveu uma teologia transcendental e escreveu inúmeros artigos e ensaios. Foi sacerdote jesuíta, professor, cofundador da revista Concilium e teólogo de grande influência para o Concílio Vaticano II.