Dia 7 – 2° DOMINGO DO ADVENTO | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
Dia 7 – 2° DOMINGO DO ADVENTO

O GRITO DE JOÃO BATISTA

Na celebração de hoje, ouvimos o início do Evangelho de são Marcos. Aí apareceu a figura de João, pregando um batismo de arrependimento, conversão, mudança de vida. E ele mesmo dava o exemplo de uma vida de austeridade e penitência, preparando uma grande novidade, a vinda de uma pessoa: Jesus Cristo, Deus que se faz homem e vem morar no meio de nós para participar de nossas alegrias e dores e indicar-nos o caminho do amor.

João Batista veio, preparou os caminhos do Senhor e mostrou Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, sendo por fim martirizado por não temer denunciar o pecado de Herodes. Mas o seu grito: “Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas” permanece atual e nos cumpre escutá-lo. Preparar o caminho do Senhor e endireitar as estradas significa converter-se, fazer penitência e mudar de vida.

O seguidor de Jesus sabe que todo dia é dia de conversão. Ela não ocorre de um dia para o outro. É verdade que em algum instante da vida tomamos a decisão de deixar de lado coisas que fazem mal a nós e aos nossos irmãos e, portanto, desagradam a Deus. E esse dia passa a ser significativo para nós. Mas a promessa que fizemos naquele dia em que resolvemos mudar o rumo de nossa existência precisa ser renovada em nosso coração a cada momento, em nossas escolhas, em nossas palavras, em nosso jeito de ser. Deixar os ouvidos abertos para ouvir o clamor de conversão de João Batista mostra-se necessário, porque o risco de abandonarmos o caminho do seguimento de Jesus é constante.

Sabendo desse risco, convém nos manter vigilantes, em espírito de oração. Meios eficazes no caminho de conversão são o exame de consciência, que nos ajudam a perceber se estamos seguindo Jesus em nosso cotidiano, e o sacramento da reconciliação e penitência, ocasião para experimentarmos a grandeza da misericórdia de Deus, mesmo quando nos sentimos perdidos e longe do caminho ao qual o Senhor nos convida. Nesse sentido, é oportuno lembrar o que escreveu um santo de nosso tempo:

“O sacramento da penitência ou reconciliação aplana o caminho a cada um dos homens, mesmo quando sobrecarregados com graves culpas. Neste sacramento todos os homens podem experimentar de modo singular a misericórdia, isto é, aquele amor que é mais forte do que o pecado” (São João Paulo II. Carta encíclica Deus rico em misericórdia, n. 13).

Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar