Dia 30 de março – VIGÍLIA PASCAL | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
Dia 30 de março – VIGÍLIA PASCAL

O DIA QUE O SENHOR FEZ PARA NÓS!

A Igreja conclui este mês de março com a proclamação da Páscoa. Deus cumpre as suas promessas, ressuscitando o seu Filho Jesus. Cantamos aleluia, anunciando “o dia que o Senhor fez para nós”.
No percurso do Ano da Fé, a celebração da Páscoa é, evidentemente, momento central. A exemplo das mulheres apressadas em ir ao sepulcro, a exemplo de Maria Madalena, de João e Pedro, somos todos motivados a madrugar e correr para ver e crer que o Senhor ressuscitou.
Ele, que prometeu permanecer conosco todos os dias até o fim dos tempos, mostrando-se vivo e vitorioso diante do pecado e da morte, haverá de, também em nós, infundir novo ânimo e jubiloso entusiasmo.
É hora, tempo propício, de a Igreja, que “prossegue a sua peregrinação no meio das perseguições do mundo e das consolações de Deus”, alegrar-se com o anúncio da cruz e da morte do Senhor, até que ele venha. É oportunidade fecunda para nós, cristãos, nos sentirmos robustecidos pela força do Ressuscitado, de modo a vencer, pela paciência e pela caridade, as aflições e dificuldades. O mistério da Páscoa foi confiado aos discípulos do Senhor: o amor de Cristo enche os nossos corações e nos impele a evangelizar.
O empenho pela nova evangelização esperado da Igreja, a fim de descobrir outra vez a alegria de crer e de reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé, tem na Páscoa de Jesus a grande motivação.
A fé cresce quando é vivida como experiência de amor recebido e quando é comunicada como experiência da graça e da alegria. Isso acontece na comunidade de irmãos reunidos em volta da Palavra e da eucaristia.
Quando diariamente ou, ao menos, aos domingos celebramos o mistério da nossa fé na eucaristia, estamos proclamando a vitória de Jesus, a sua Páscoa, e aguardando o dia em que também nós poderemos dizer: “Vimos o Senhor”.

Uma santa Páscoa!

D. Geraldo Majella Agnelo – Cardeal Arcebispo Emérito de Salvador


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar