5 de maio – 6º Domingo da Páscoa | Paulus Editora

O Domingo
5 de maio – 6º Domingo da Páscoa

PERMANECER NO AMOR

O sentido da vida consiste em amar. Sem amor, a vida é triste e a existência uma mentira. Por isso Jesus insiste com os discípulos sobre a necessidade de uma vida autêntica, no amor.

“Assim como o Pai me amou, eu também amei vocês. Permaneçam no meu amor” (Jo 15,9). O amor de Deus é o modelo e a fonte do verdadeiro amor. Em Jesus, esse amor toca nossa carne, porque ele mesmo se tornou em tudo semelhante a nós, menos no pecado.

“Se vocês guardarem meus mandamentos, permanecerão no meu amor” (Jo 15,10). É um risco desistir do amor. O amor verdadeiro não concorda com a injustiça, com a violência, com o ódio. Permanecer no amor é derrubar os muros do egoísmo, da violência e da intolerância.

“Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros, como eu amei vocês” (Jo 15,12). Amar uns aos outros é extirpar do nosso meio todo e qualquer preconceito. O amor de Deus é para todos; não é um amor superficial, apenas de palavras, mas um amor doado e generoso, assim como o amor de Jesus por nós.

“Ninguém tem amor maior do que alguém que dá a vida pelos amigos” (Jo 15,13). A amizade é o outro nome do amor. A expressão maior dessa amizade se deu no alto da cruz. Ali, nos braços abertos e doloridos de Jesus, cabe toda a criação sofredora, “que geme e padece, como em dores de parto” (Rm 8,22). O peito aberto, todo entregue à bondade, redime os pecados do mundo. Peito aberto sem nenhum resquício de raiva nem de ódio.

“Eu já não digo que vocês são servos, porque o servo não sabe o que seu senhor faz; eu chamei vocês de amigos, porque fiz vocês conhecerem tudo o que ouvi do meu Pai” (Jo 15,15). Jesus quer ser próximo de nós e, como amigo, compartilhar conosco uma comunhão profunda e afetuosa. O mundo será melhor se nos deixarmos mover por essa amizade. 

Nossa missão seja viver e comunicar o amor que vale a pena. Permaneçamos com Jesus e nossas atitudes revelem o céu desde agora. Só o amor porá fim ao egoísmo, à violência, à intolerância e ao ódio que há no mundo. 

Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar