Dia 07 – 23° DOMINGO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
Dia 07 – 23° DOMINGO COMUM

A ESCRITURA SAGRADA

A Bíblia – “livros”, em grego – não é um livro comum, mas uma coleção de livros muito diversos. Ela se compõe de narrações místicas, épicas ou históricas, de leis e genealogias, poemas, textos sapienciais, profecias, orações e exortações. Esses livros foram incansavelmente meditados, recopiados e depois, pouco a pouco, classificados ao longo dos séculos. Ela é o texto de referência dos judeus e dos cristãos.

No início da nossa era, os cristãos reconheceram na pessoa de Jesus de Nazaré o Filho de Deus. Eles escreveram também testemunhos sobre Jesus (os evangelhos) e sobre o nascimento das primeiras comunidades cristãs (os Atos dos Apóstolos), bem como cartas (epístolas) endereçadas às comunidades nascentes.

Visto que a Bíblia  contém a palavra de Deus, muitos pensam que ela tem de ser lida “ao pé da letra”. A Bíblia nos transmite o que é necessário para a salvação e o sentido das coisas narradas. Muitas vezes, fala-nos em linguagem simbólica e poética.

Mas, então, como ler a Bíblia? Na realidade, ela deve ser sem cessar acolhida e meditada como a palavra de Deus que nos é, hoje, pessoalmente e comunitariamente destinada. O que Deus na narração realizou, ele quer agora manifestar na sua ação salvadora em nosso momento existencial. A Palavra contida na Bíblia é rico instrumento de diálogo vivo e atual com Deus. Ele nos fala e nós escutamos!

Assim, aos poucos, podemos encontrar a Palavra que nos ajuda a entender as alegrias e as dores que atravessamos. Os salmos, especialmente, longas orações de súplica, louvor e agradecimento, por vezes fortes, por vezes suaves, permitem-nos fazer de toda a nossa vida uma oração. Sem mencionar, é claro, o Novo Testamento, que nos faz conhecer Jesus e seus apóstolos.

De modo muito especial neste mês, a Bíblia nos ajude a ser efetivamente discípulos missionários, alimentando nossa vida de oração para testemunharmos com atos a nossa fé.

“Que as palavras da Escritura estejam sempre em teus lábios, para que, meditando-as dia e noite, te esforces para realizar tudo aquilo que ensinam e terá sentido e valor a tua vida” (Js 1,8).

D. Orani João Tempesta, O.Cist.

Cardeal Arcebispo de São Sebastião do RJ


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar