3 de março – 3º Domingo da Quaresma | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
3 de março – 3º Domingo da Quaresma

JESUS, O NOVO TEMPLO DE DEUS

A ação de Jesus no templo de Jerusalém, registrada em todos os quatro Evangelhos, muitas vezes é entendida como um dos eventos que ocasionaram sua prisão e crucificação. No Evangelho deste domingo, lemos como ele derrubou as mesas dos mercadores e cambistas. O Evangelho de João, no entanto, situa esse acontecimento no início do seu ministério, após seu primeiro sinal nas bodas de Caná.

O texto do Quarto Evangelho, em geral, requer uma leitura atenta, especialmente quando trata da relação de Jesus com o judaísmo. João tende a pôr mais ênfase na tensão e na animosidade entre Jesus e as autoridades judaicas do que os Evangelhos sinóticos. Sua narrativa reflete a crescente divisão entre a comunidade judaica e a comunidade cristã primitiva. Tendo em mente a destruição do templo de Jerusalém (70 d.C.), o autor usa o relato deste domingo para interpretar esse evento, bem posterior aos fatos da vida de Cristo entre nós.

João mostra à sua audiência, uma comunidade cristã do final do século I, que a adoração no templo já não seria necessária, porque foi superada pela paixão, morte e ressurreição do Senhor. Isso se torna muito evidente quando, depois de Jesus limpar o templo dos mercadores e cambistas, o Evangelho nos conta que o povo lhe pediu um sinal de autoridade para realizar tal ato audacioso. Em resposta, Jesus predisse sua morte e ressurreição.

Ao longo desse Evangelho, os milagres de Jesus são chamados de sinais e as pessoas os olham como prova de sua autoridade. Aqui aprendemos que o sinal por excelência será a paixão, morte e ressurreição de Jesus, para a qual estamos caminhando durante a Quaresma.

Este tempo é uma oportunidade para refletirmos sobre o sentido desse sinal para nós e para nosso mundo. Podemos aproveitar o momento para considerar a qualidade
de nossa oração e adoração. Em nossas orações, procuremos fortalecer nosso relacionamento com a pessoa de Cristo. Em comunidade, celebrando a Palavra de Deus, reunamo-nos para aprofundar o significado da paixão, morte e ressurreição de Jesus em nossa vida.

Christian Dino Batsi, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar