28 de julho – 17º Domingo do Tempo Comum | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
28 de julho – 17º Domingo do Tempo Comum

O BANQUETE DA VIDA

O episódio da partilha dos pães e peixes no Evangelho de João é cheio de simbolismo. Jesus é o novo Moisés: ele atravessa o mar rumo à liberdade e sobe ao monte para mostrar o sentido profundo dos mandamentos do Êxodo, que é a vida em abundância para todos a partir dos pequenos.

Estando próxima a festa da Páscoa, que era celebrada na capital Jerusalém, Jesus faz o caminho contrário, atravessando o mar da Galileia em direção aos povos pagãos. Ele propõe, assim, uma nova Páscoa, já não centralizada no templo, mas celebrada em torno de sua pessoa.

Jesus é sensível às necessidades da multidão que o segue. Ele põe Filipe à prova e provoca a todos nós hoje, responsabilizando-nos também pela fome das pessoas, que não se soluciona pela compra, mas pela partilha.

André é a figura dos discípulos que dão atenção aos pequenos, à gente sem importância, representada pelo menino com cinco pães e dois peixes. Mas, mesmo atento aos pequenos, ele não consegue enxergar que a solução do problema vem por meio de quem nada conta.

Cinco pães e dois peixes, totalizando sete, formam o número bíblico perfeito. Jesus pede que os discípulos façam a multidão acomodar-se na relva. É um banquete sem mesa, pois o que Jesus fará em seguida é saciar a fome da multidão, tornando-se ele mesmo a mesa em torno da qual o povo se reúne para celebrar a vida da nova aliança com Deus.

Dando graças a Deus pelo alimento e distribuindo-o em primeira pessoa à multidão, Jesus se torna ele mesmo pão que alimenta, no banquete onde o pouco se distribui, nada se perde e ainda sobra.

A nova Páscoa, que o Mestre vai inaugurar com sua morte e ressurreição, é a celebração de Jesus que se doa a si mesmo para a vida eterna. Mas é também o compromisso sério para cada um de nós: ser sensível à necessidade material das pessoas, acreditar na força dos pequenos e, sobretudo, apostar numa lógica diferente, numa economia solidária, na qual não é preciso juntar para depois repartir. Na Eucaristia, aliás, entregamos o pouco que somos e temos, para que Jesus seja o alimento para a vida de todos.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar