25 de fevereiro – 2º Domingo da Quaresma | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
25 de fevereiro – 2º Domingo da Quaresma

CAMPANHA DA FRATERNIDADE: “FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL”

Todos os dias, somos impactados por diversos fatos que sinalizam um esmorecimento no sentimento de pertença à humanidade. Vivemos em um mundo fechado e sombrio, por vezes marcado pelo medo, pela indiferença, pela intolerância e por tantas formas de preconceito que nos levam a pensar: há lugar para a fraternidade neste mundo? Não podemos naturalizar essas e tantas outras tristes realidades que vêm se instalando entre nós. O que aconteceu conosco? Parece que, diante de tantos sofrimentos, muitos já perderam a sensibilidade, a compaixão e a capacidade de reconhecer a dignidade de cada pessoa.

Neste desafiante contexto social, a Campanha da Fraternidade de 2024 chama nossa atenção. Um dos remédios para curar este mundo é o dom da fraternidade. O tema deste ano é muito pertinente: “Fraternidade e amizade social”. A campanha deseja despertar em cada pessoa o sentido do valor e da beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.

Para que tal objetivo se torne realidade, é preciso analisar as diversas formas da mentalidade de indiferença, divisão e confronto, em nossos dias, e suas consequências para toda a humanidade – também na dimensão religiosa; compreender as principais causas da atual
mentalidade de oposição e conflito, geradora da incapacidade de ver nas outras pessoas um irmão e uma irmã; identificar iniciativas de comunhão, reconciliação e fraternidade, capazes de estimular a cultura do encontro, superando as relações líquidas e fugazes, superficiais e impessoais, tal como nos indica o Texto-base deste ano.

A compaixão nos fará enxergar o coração do outro e nos ajudará a escolher diálogos, não conflitos. O anúncio da esperança fará que esses vínculos tenham sua origem no único que pode livremente dar a vida: Jesus Cristo. Os sinais da salvação se comunicarão, então, como dom e dádiva que vêm do Senhor, como confirmação dos nossos esforços em permanecermos unidos à videira verdadeira.

Pe. Patriky Samuel Batista
Subsecretário adjunto geral da CNBB


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar