18 de fevereiro – 1º Domingo da Quaresma | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
18 de fevereiro – 1º Domingo da Quaresma

PARA VENCER AS FORÇAS DO MAL

O início da caminhada quaresmal é marcado pelo convite para ir com Jesus ao deserto. É o que nos propõe o Evangelho de hoje.

Após o batismo no rio Jordão e antes de iniciar a missão, Jesus é levado pelo Espírito ao deserto. Nesse lugar, onde a precariedade das condições materiais reduz as opções humanas ao essencial, estabelece-se o confronto entre Jesus e o diabo – que se prolonga até a paixão e a cruz.

Marcos, sem detalhar quais foram as tentações, como faz Mateus, afirma, de modo resumido, que Jesus esteve no deserto durante quarenta dias e foi tentado por satanás. Recorda-nos o papa Francisco: “O deserto é o lugar onde Deus fala ao coração do ser humano e onde brota a resposta da oração, ou seja, o deserto da solidão; o coração, desapegado de outras coisas e sozinho, nesta solidão, abre-se à Palavra de Deus. Mas é também o lugar da provação e da tentação, onde o Tentador, aproveitando a fragilidade e as necessidades humanas, insinua a sua voz mentirosa, alternativa à de Deus, uma voz alternativa que mostra outro caminho, um caminho de engano. O Tentador seduz”. Assim como fez Jesus, que se protegeu do maligno com o escudo da Palavra de Deus, nós também somos chamados a fazê-lo, lembrando que “com o diabo não se dialoga”!

Que o percurso quaresmal, em clima de sinodalidade eclesial, nos ajude a bem vivenciar nossa vocação cristã. O vigor do nosso testemunho cristão baseia-se na assimilação da Palavra. É ela que nos permite vencer as tentações da autorreferencialidade, da propagação de discursos de ódio – dos quais podemos nos tornar agentes, potencializando-os nas redes sociais –, da adesão à lógica da competição, da indiferença ao clamor dos descartados que gritam por vida digna.

Neste tempo da Quaresma, o Espírito se propõe levar-nos ao deserto, para que possamos “progredir no conhecimento do mistério de Cristo e corresponder-lhe por uma vida santa” (oração da coleta), acolhendo com convicção o apelo de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (v. 15).

Pe. Darci Luiz Marin, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar