14 de fevereiro – Cinzas | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
14 de fevereiro – Cinzas

QUARESMA E FRATERNIDADE

Iniciamos hoje a Quaresma, que constitui o caminho de preparação para celebrar a Páscoa do Senhor – trazendo-nos forte apelo à conversão. É um tempo que nos convida à mudança de mentalidade, à luz das palavras e ações de Jesus. É um chamado a mudar de direção, isto é, a abandonar uma vida egoísta e seguir os passos do Mestre, que, passando pelo sofrimento e pela morte de cruz, nos ensina a “amar até o fim”.

Para responder ao convite a “retornar a Deus com todo o coração”, a Igreja propõe as três indicações tradicionais no caminho quaresmal: o jejum, a esmola e a oração. O jejum como sobriedade, a esmola como partilha e a oração como diálogo sincero com Deus. Não são três práticas para a autopromoção, como faziam os fariseus no tempo de Jesus, numa religião das aparências, mas três atitudes a serem vividas em segredo, como Ele nos ensina, para transformar a vida e restaurar o coração.

Tal conversão, necessariamente, deve nos levar a praticar o bem, de forma concreta no serviço aos irmãos, especialmente aos mais sofridos e necessitados. É com esse espírito que a Igreja celebra, durante a Quaresma, a Campanha da Fraternidade, que, neste ano, tem como tema “Fraternidade e amizade social” e como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

A proposta é ajudar a criar maior consciência de que a fé no Deus da Vida, que se revela em Jesus, deve levar-nos a abrir o coração a todas as pessoas, também àquelas com as quais temos diferenças. Compreende o esforço contínuo de conviver numa sociedade plural, necessitada de reconciliação, e de concentrar as energias nos valores comuns, tais como os ideais de fraternidade, de justiça e de paz. Trata-se de caminho possível, se queremos conquistar o que tanto almejamos: um mundo melhor para todos!

Dom Valdir José de Castro, ssp
Bispo diocesano de Campo Limpo (SP)


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar