13 de outubro – 28° DOMINGO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
13 de outubro – 28° DOMINGO COMUM

“TUA FÉ TE SALVOU”

A primeira leitura e o evangelho de hoje se assemelham ao relatar a cura de pessoas doentes. O profeta Eliseu cura o sírio Naamã, usando como terapia o banho no rio Jordão; e Jesus, a caminho de Jerusalém, cura o grupo dos dez homens, dos quais apenas um volta para dar glória a Deus.

Quando Cristo realizava os milagres, não tinha como objetivo fazer alarde de sua condição divina, tampouco ser visto como “todo-poderoso”; na verdade, sempre se opôs a tais atitudes. Seus milagres devem ser vistos na perspectiva libertadora do reino de Deus e como sinais messiânicos desse reino. Pois assim fez ele em várias ocasiões: na sinagoga de Nazaré (cf. Lc 4,31-34), na casa de Pedro (cf. Mt 8,14-15), diante da mulher enferma (cf. Lc 8,43-48). Os milagres são, na verdade, sinais da presença salvadora do reino do Deus vivo e atuante na história e parte integrante da boa-nova anunciada por Cristo por meio de palavras e obras.

Mas de onde eles brotam? São frutos da fé que os destinatários tinham em Jesus: “Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé de salvou”. Ou seja, era a fé dos favorecidos pelos milagres que suscitava a ação do poder divino presente em Jesus de Nazaré. A fé era o pressuposto essencial e condição indispensável para a realização dos milagres. Prova disso é que, onde não encontrava fé, como ocorreu com seus conterrâneos em Nazaré, Jesus “não pôde” fazer nenhum milagre (cf. Mt 6,5).

Na atualidade, não raro nos queixamos da falta de milagres em nossa vida – seja o de ganhar na loteria, seja o de conquistar um bom emprego, a casa nova ou até mesmo um grande amor. Esquecemo-nos que o maior milagre Jesus já realizou em nossa vida: acordar todos os dias com a oportunidade de ser melhores, melhores com nós mesmos e com o próximo.

Ao que parece, o que nos falta é voltar aos pés de Jesus, como fez o samaritano, e agradecer tão grande dádiva. Confiantes, digamos: “Senhor, livra-nos da falta de fé”.

Jorge Alves Luiz, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar