Neste domingo (15), a Igreja Católica celebra a mística Santa Teresa d’Ávila | Paulus Editora

Notícias

11/10/2023

Neste domingo (15), a Igreja Católica celebra a mística Santa Teresa d’Ávila

Por Imprensa

Santa Teresa de Jesus, mais conhecida como Santa Teresa de Ávila, santa, mística e doutora da Igreja Católica, é celebrada no dia 15 de outubro. Teresa de Cepeda y de Ahumada nasceu em Ávila, em 1515. Segundo relatos, sua vocação religiosa despontou ainda na infância. “Vendo os martírios que as santas sofriam por amor a Deus, parecia-me que compravam muito barato a sorte de gozarem de Deus. Desejava morrer assim, não tanto por amor, ao que entendo, mas para desfrutar depressa dos imensos bens que os livros diziam haver no céu”, relata a mística no “Livro da Vida”, sua autobiografia.

Aos 20 anos, ingressa no Mosteiro Carmelita da Encarnação, em sua cidade natal. Por conta de uma doença, aos 23 anos passa a ter experiências místicas, relatadas nos livros  “O caminho da perfeição”, “Pensamentos sobre o amor de Deus” e “O castelo interior”.

Santa Teresa de Ávila também ficou conhecida por sua atuação na reforma Carmelita, fundou diversos conventos reformados e compôs as regras para os Carmelitas Descalços, sendo instrumento na renovação da ordem.

Para conhecer mais sobre a vida, vocação e a profunda experiência mística desta santa, a PAULUS Editora indica os principais títulos que falam sobre a  espiritualidade e o  caminho de santidade trilhado pela doutora da Igreja. Confira:

Livro da vida

 

Trata-se da autobiografia de Santa Teresa de Jesus e apresenta uma experiência rica de totalidade, fruto de seu encontro com Deus, experiência que alimentou em sua vida de oração. Sua finalidade é esclarecer as profundezas da vida íntima de união com Deus, a que pode chegar uma alma favorecida pela graça, na participação da vida trinitária da Majestade divina, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo. Essas graças inefáveis são concedidas em vista de um valor ou uma obra sempre em benefício da Igreja. Saiba mais. 

 

Itinerário Espiritual de Santa Teresa de Ávila

 

Organizada por Pedro Paulo Di Berardino, a obra apresenta as circunstâncias que exerceram forte influência na vida de Santa Teresa de Ávila, mestra de oração e doutora da igreja, a ponto de delinear a fisionomia da sua oração. Em seguida, faz uma abordagem prática daquilo que a Teologia Espiritual convencionou chamar de Método Carmelitano Teresiano de oração, para depois, a partir dos escritos de Santa Teresa, estabelecer os diferentes estágios oracionais em relação com o desenvolvimento da vida espiritual. Saiba mais.

 

 

Santa Teresa de Jesus – Mestra de Vida Espiritual

Este livro foi publicado pela primeira vez em 1935, na Itália; em seguida foi editado em francês, inglês, espanhol, japonês, entre outras línguas. Escrita por Frei Gabriel de S. Maria Madalena, carmelita descalço, a publicação é considerada uma obra indispensável para o conhecimento de Santa Teresa. Além disso, o livro é visto como um patrimônio comum da espiritualidade católica e, segue com o objetivo de servir como introdução para uma leitura mais compreensiva das obras de Teresa. Saiba mais. 

 

 

Castelo interior ou moradas

 

Escrito por Santa Teresa de Jesus, o livro “Castelo interior ou moradas” apresenta um roteiro de santidade e oração para religiosos e leigos. Nesse caminho, um castelo dividido em várias moradas foi a comparação que Santa Teresa utilizou no século XVI para descrever os sucessivos estágios que a alma percorre no seu caminho em direção a Deus. Este livro transmite a doutrina espiritual da reformadora do Carmelo e, ao mesmo tempo, reflete sua experiência pessoal. Saiba mais.

 

 

Caminho de perfeição: Santa Teresa de Jesus

 

 

Ao escrever este ensaio, a conselho ou por ordem de seu confessor, Santa Teresa nos deixou um roteiro para a santidade. Ela aponta o caminho da perfeição com muita acuidade psicológica, baseando-se em sua introspecção, sua experiência pessoal e observação do exemplo de outras pessoas. Um livro para leigos e religiosos preocupados em dar sentido à vida. Saiba mais.