Dicas de leitura: Dia Nacional do Livro Infantil | Paulus Editora

Notícias

16/04/2021

Dicas de leitura: Dia Nacional do Livro Infantil

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No próximo domingo (18), o país comemora o Dia Nacional do Livro Infantil.  A data também é conhecida como o dia de Monteiro Lobato, um dos grandes nomes da literatura brasileira. Em homenagem ao aniversário do escritor (1882-1948), a data foi escolhida para festejar o livro infantil e sua importância para a formação de novos leitores.

Para celebrar a data, a PAULUS Editora selecionou alguns do catálogo Infantil. São livros com histórias divertidas que provocam reflexões, aguçam o imaginário e contribuem para a diversão e incentivo à leitura. Confira!

Mazzaropi, um jeca bem brasileiro

 

O livro “Mazzaropi, um jeca bem brasileiro”, escrito por Dílvia Ludvichak  leva o leitor ao encontro de um artista genuinamente brasileiro, criador de uma obra cinematográfica tão expressiva e popular que continua viva. Este livro traz a história de Mazzaropi, o caipira que encantou e encanta gerações. Contada em versos, a narrativa se aproxima da forma tão apreciada pela cultura popular e, ao mesmo tempo, se recorda das profundas raízes do jeito de ser caipira e do sertão brasileiro, marcas registradas de Mazzaropi. Saiba mais!

 

Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo

 

Em linguagem acessível e poética, os autores mostram os primeiros passos do menino Helder, sua infância, adolescência, os estudos para a consagração sacerdotal em Fortaleza e sua atuação no cenário religioso, social e político, no Rio de Janeiro e em Recife. O texto de Ilvana Bulla e Martinho Condini e as ilustrações de Fabiana Salomão conseguem transmitir às crianças toda a ternura desse exemplo de fé e caridade. Saiba mais!

 

Meio-Dia, Dona Maria! Panela no fogo, barriga vazia!

 

Este livro conta várias histórias relacionadas ao dia a dia das pessoas: seus afazeres; trabalhos; as rotinas de homens e mulheres comuns. Como por exemplo, o cotidiano de uma cozinheira, ansiosa à espera do consertador de panela, da avó que faz uma deliciosa cocada, dentre outros personagens que são retratadas no livro de maneira leve e em formato de poesia. Saiba mais!

 

 A semente de pera mágica em cordel

 

Um antigo conto chinês que trata sobre responsabilidade e culpa é recontado em cordel por Nireuda Longobardi, que, além de escrever, assina as ilustrações da obra, todas feitas em xilogravura. O livro também faz uma breve explanação acerca da literatura de cordel, com exemplos dos diferentes esquemas de estrofes e rimas, e sobre a técnica empregada para ilustrar esta obra. Saiba mais!

 

Ciranda brasileira 

 

A obra “Ciranda brasileira” traz poemas inspirados no folclore do norte-nordeste do Brasil, sempre acompanhados dos desenhos do ilustrador. Lampião, Bumba-meu-boi e o Frevo são só alguns dos temas. O escritor Ariano Suassuna é talvez a maior influência dos dois artistas envolvidos nesse projeto, merecendo até citações na obra. Saiba mais!