A semente de pera mágica em cordel | Paulus Editora

Releases

28/12/2018

A semente de pera mágica em cordel

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: A semente de pera mágica em cordel: um conto oriental de origem chinesa
Autor (a): Nireuda Longobardi
Acabamento: Brochura
Coleção: Cordel
Formato: 21 (larg) x 27.5 (alt)
Páginas: 32
Área de interesse: Literatura Juvenil

Livro reflete sobre os temas da responsabilidade e da culpa em conto oriental de origem chinesa

A PAULUS lança a obra A semente de pera mágica em cordel: um conto oriental de origem chinesa, novidade editorial escrita e ilustrada com xilogravuras por Nireuda Longobardi. O livro narra a história de um jovem chinês muito pobre que, não tendo o que comer, furtava alimentos para sobreviver.

Nesse caminho, certa vez, em uma feira, o jovem teve sua vida completamente mudada ao furtar uma suculenta pera mágica. Entretanto, em virtude de suas ações fraudulentas no convívio social, ele acaba sendo preso e, na cadeia do palácio do imperador, nasce uma brilhante ideia para enfrentar o momento difícil.

Com efeito, por meio da narrativa, a autora apresenta ao leitor ensinamentos e valores morais, ressaltando o reconhecimento da culpa, a atitude de tolerância e a responsabilidade diante das próprias ações.

O livro também enfatiza o nível de sabedoria e discernimento de alguém por ocasião do enfrentamento de um julgamento sobre suas ações. Além disso, a obra é construída em forma de cordel, outro ponto importante da linguagem para ser explorado.

A obra conta com uma breve explicação acerca da literatura de cordel, com exemplos dos diferentes esquemas de estrofes e rimas, e da técnica empregada para ilustrar o volume.

Em suma, a história apresenta uma bela reflexão de como reconhecer nas pessoas os valores de caráter humano. Como identificar, compartilhar as necessidades básicas para a sobrevivência do ser humano e reconhecer erros, omissões e intolerâncias praticadas no meio social.

Nireuda Longobardi nasceu no Rio Grande do Norte e hoje mora em São Paulo, com marido, três filhos e um gatinho. Estudou Educação Artística e Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes de São Paulo e fez especialização em Gestão, Planejamento e Educação Ambiental na UNISA, Universidade Santo Amaro. É arte-educadora, ilustra livros e cordéis. Em suas oficinas, procura trabalhar com a reutilização de materiais; para desenvolver suas xilogravuras, utiliza sobras de madeira e madeira de demolição. Pela PAULUS, é autora dos seguintes livros: Mitos e lendas do Brasil em cordel, A abelhinha e Cadeira… cadeia quebrada.

No ano de 2017, as xilogravuras feitas para o livro A canção do tio Dito, texto de Marco Haurélio, foram selecionadas pela FNLIJ, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, para representar o Brasil na BIB – Bienal de Ilustração de Bratislava 2017.