Dica de leitura: Dia Mundial de Oração pelas Vocações | Paulus Editora

Notícias

23/04/2021

Dica de leitura: Dia Mundial de Oração pelas Vocações

Por Imprensa

No 4º Domingo da Páscoa (25), dia de Jesus, o bom Pastor, a Igreja celebra o 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Na ocasião, a Igreja convida todos os fiéis a rezar pelas vocações. A data foi instituída por São Paulo VI, no ano de 1964, desde então, todos os anos o Papa responsável em guiar a Igreja publica uma mensagem para celebrar a data.

Neste ano de 2021, ano dedicado a São José, em mensagem para toda a Igreja, o Papa Francisco recordou trajetória de São José como exemplo fundamental para a vida vocacional. A mensagem intitulada “São José: O sonho da vocação”, lembra que o Pai adotivo de Jesus é uma figura extraordinária e, ao mesmo tempo, tão próxima da condição humana de cada um de nós”, relata o Santo Padre.

Para celebrar a data, a PAULUS Editora apresenta alguns títulos que auxiliam os leitores a compreender a dimensão e importância das vocações para a Igreja. São livros que direcionam e refletem sobre a vida consagrada e sobre o chamado Deus para as vocações. Confira!

Vocação: um sentido à vida

 

A obra “Vocação: um sentido à vida”, de Dom Hilário Moser, bispo emérito da Diocese de Tubarão (SC), foi elaborada para ajudar os jovens a sentir, ver, ouvir e refletir sobre o chamado de Deus à vocação cristã. Isto é, a identificar o sentido da vida, a interpretar o que Deus prepara para cada jovem que responde: “Estou aqui, Senhor”. Nesse sentido, em meio ao barulho do mundo, como silenciar e interpretar o que Deus diz ao coração dos jovens? Este livro, em linguagem simples e breve, quer ajudar a juventude a buscar o sentido nas escolhas da vida. Saiba mais!

 

Discernir o chamado – A avaliação vocacional

 

O livro Discernir o chamado – A avaliação vocacional, elaborado por Luis María García Domínguez aborda os aspectos que definem a compreensão e o exame da vocação de especial consagração no ministério ordenado e na vida consagrada. Além disso, oferece ao leitor uma metodologia concreta a partir de contribuições da psicologia e demais disciplinas para a realização da avaliação vocacional. Segundo a publicação, toda vocação exige de quem a experimenta uma reflexão prolongada, uma decisão ponderada e uma opção perseverante. Saiba mais!

 

Todos vós sois irmãos 

 

Na obra “Todos vós sois irmãos – Jesus, nosso irmão, e os Religiosos Irmãos na Vida Religiosa Consagrada”, o autor Fabiano Aguilar Satler traz reflexões acerca dos elementos cristológicos sobre a fraternidade e a vocação dos religiosos irmãos. Seguindo o modelo de pregação e convivência do evangelista Mateus, que privilegia a fraternidade e a vive, é possível compreender que a fraternidade é tida como elemento estruturador da comunidade de fé. A publicação deseja iluminar essa forma particular de consagração na Igreja, historicamente marginalizada durante séculos. Saiba mais!

 

A mão de Deus sobre nós

 

O livro “A mão de Deus sobre nós”, apresenta ao leitor, breves meditações sobre a constante e amorosa presença de Deus na vida de todos cristãos. As mensagens foram escritas pelo o Bem-aventurado Pe. Tiago Alberione, fundador dos Padres e Irmãos Paulinos e da Família Paulina. “O Senhor vai acendendo luzes à medida que precisamos delas. Não acende todas de uma vez, quando ainda não são necessárias; não desperdiça a luz, mas ilumina sempre no momento oportuno”, essa é a frase de abertura da obra  A mão de Deus sobre nós. Saiba mais!

 

A Igreja e seus ministros – Uma teologia do ministério ordenado

 

De acordo com a obra, a Igreja não é um rebanho passivo, mas uma comunidade articulada em diferentes funções. Todas elas provêm do Espírito de Deus, seja na espontaneidade da vida, pelas qualidades com que Deus dota cada pessoa, seja suplicando a Deus no sacramento que dê a essa pessoa, reconhecida apta pela comunidade, a graça do ministério ordenado, expresso pela coletividade, pela comunidade eclesial. Este livro tratará de estabelecer a maneira como a Escritura e a Tradição apresentam o ministério ordenado, para posteriormente ser analisados a celebração do sacramento da ordem e o valor nele expresso. Saiba mais!