Todos vós sois irmãos – Jesus, nosso irmão, e os Religiosos e Irmãos na Vida Religiosa e Consagrada | Paulus Editora

Releases

21/05/2015

Todos vós sois irmãos – Jesus, nosso irmão, e os Religiosos e Irmãos na Vida Religiosa e Consagrada

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Todos vós sois irmãos – Jesus, nosso irmão, e os Religiosos e Irmãos na Vida Religiosa e Consagrada
Autor: Fabiano Aguilar Satler
Coleção: Vida Consagrada
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 cm x 21 cm
Páginas: 192

A PAULUS Editora apresenta a obra Todos vós sois irmãos – Jesus, nosso irmão, e os Religiosos e Irmãos na Vida Religiosa e Consagrada, escrita pelo irmão da ordem franciscana Fabiano Aguilar Satler.

Seguindo o modelo de pregação e convivência do evangelista Mateus, que privilegia a fraternidade e a vive, é possível compreender com ele que a fraternidade é tida como elemento estruturador da comunidade de fé. Para ele, a missão de ser irmão é a escolha de viver a fraternidade em diferentes níveis, e é vista como peça fundamental de quem se coloca no caminho do discipulado de Jesus.

Nesse contexto, o autor recorda uma das dimensões mais fascinantes da experiência cristã: a fraternidade, abordando o tema específico de um tipo de vocação religiosa, a dos irmãos. Satler oferece aos leitores importantes chaves de leituras, com o objetivo de criar uma Igreja mais fraterna, de religiosos comprometidos em viver o evangelho e superar os desafios da missão.

Dessa forma, a obra tem por objetivo refletir sobre a fraternidade evangélica e a vocação a partir da perspectiva do irmão leigo, identificar meios que permitam o resgate da dimensão da instituição da Vida Religiosa Consagrada masculina, pontuando elementos bíblicos e cristológicos para a vocação.

A obra divide-se em quatro capítulos. No primeiro, o autor se dedica em estabelecer os fundamentos bíblicos-cristológicos da vocação do irmão leigo, com base na experiência de fraternidade cristã dos primeiros discípulos e discípulas, estudados no Velho Testamento. Staler também busca tais elementos nas atividades humanas e no ensinamento de Jesus que fundamenta a vocação dos religiosos. Passando pela identificação dos elementos cristológicos, o idealizador levanta elementos históricos e eclesiológicos.

Já no segundo capítulo, o autor percorre os caminhos da história e aborda as mudanças da Vida Religiosa Consagrada, (VRC), diante do processo de clericalização das estruturas e dos membros da Igreja.

O terceiro capítulo trata da VRC masculina, nos tempos do Concílio Vaticano II, a partir das imagens eclesiológicas da Lumen Gentium: a de Povo de Deus. Apresenta as propostas do Concílio para a renovação da Vida Religiosa Consagrada. Por fim, o quarto capítulo recorda os desafios e oportunidades para os irmãos juntamente com uma reflexão teológica acerca da vocação e missão.

Fabiano Aguilar Satler é irmão leigo da Ordem dos Frades menores (franciscanos), pertencentes à Província Santa Cruz (Minas Gerais e Sul da Bahia). É bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa. Cursou Teologia Pastoral no Instituto Marista de Ciências Humanas, em Belo Horizonte. Licenciado em Ciências Religiosas pelo Instituto Superior “Maria Mãe de África”, em Maputo, capital de Moçambique, onde morou e atuou de 1998 a 2005. É mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Publicou, juntamente com Henrique Cristiano José Matos, a obra Iniciação à espiritualidade cristã para leigos (Belo Horizonte: O lutador, 2008).