A Igreja e seus ministros – Uma teologia do ministério ordenado | Paulus Editora

Releases

06/09/2011

A Igreja e seus ministros – Uma teologia do ministério ordenado

Por adm

Título: A Igreja e seus ministros – Uma teologia do ministério ordenado
Autor: Francisco Taborda, SJ
Coleção: Teologia Sistemática
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 328
Área de interesse: Teologia

Livro aborda a prática atual dos ministros ordenados e oferece reflexões para que eles reavivem a cada dia a sua vocação

A metáfora “A orquestra e seu regente”, muito usada por Francisco Taborda, professor emérito da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte, com o intuito de ilustrar o que é o ministério ordenado, serve agora de eixo para o seu novo livro, o qual “traduz” o significado real dessa expressão: A Igreja e seus ministros – Uma teologia do ministério ordenado.

Lançamento da PAULUS, o livro parte da ideia de que a Igreja não é um rebanho passivo, mas sim uma comunidade articulada em diferentes funções, sendo todas elas provenientes do Espírito de Deus, seja na espontaneidade da vida, com os dons que Deus dota cada pessoa, seja suplicando a Deus, no sacramento, para dar a essa pessoa, reconhecida apta pela comunidade, a graça do ministério ordenado.

Dessa forma, o autor trata, primeiramente, de estabelecer a maneira como a Escritura e a Tradição nos apresentam o ministério ordenado, para posteriormente ser analisados a celebração do sacramento da ordem e o valor nele expresso.

“Fala-se muito em crise do ministério ordenado e procuram-se suas causas. Conforme os pressupostos, cada autor selecionará causas pretensa ou realmente decisivas para a propalada crise. Este livro não pretende falar de crise nem buscar suas causas. Tem antes a intenção de construir uma compreensão do ministério ordenado que se radique no Evangelho e na tradição e liturgia da Igreja e talvez assim contribuir para encontrar caminhos, sem que, no entanto, queira oferecer receitas”, explica o autor.

Elaborada em três partes, a obra tem linguagem clara e objetiva, sendo excelente instrumento de estudo e reflexão para aqueles que desejam compreender a delicada relação entre a Igreja (comunidade, povo cristão) e seus ministros. Além de introdução, índice de siglas e vastas notas de referências, os anexos complementam-na ainda mais.

A Igreja e seus ministros – Uma teologia do ministério ordenado pertence à coleção Teologia Sistemática, que reúne mais de 20 títulos e diversos autores conhecidos internacionalmente, como Renold Blank, Clodovis Boff, entre outros.

Francisco Taborda, SJ, é professor emérito da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (MG). Nascido em Bagé (RS), está radicado na capital mineira desde 1982. Membro da Companhia de Jesus desde 1957, ordenado presbítero em 1968, doutorou-se em Teologia pela Westfälische Willhems-Universität Münster (Alemanha). Foi por muitos anos membro da Equipe Teológica da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e da Equipe de Teólogos Assessores da Confederação Latino-Americana de Religiosos (CLAR). Tem diversos livros publicados.