14 de janeiro: 2º Domingo do Tempo Comum | Paulus Editora

O Domingo
14 de janeiro: 2º Domingo do Tempo Comum

MESTRE, ONDE MORAS?

A Igreja abre a primeira etapa do tempo comum com um texto do Evangelho de João. João Batista proporciona o encontro de Jesus com seus primeiros seguidores quando anuncia: “Eis o Cordeiro de Deus”. Porém o papel do Mestre é fundamental quando, diante do interesse dos que se aproximam e perguntam onde mora, convida: “Vinde ver”.

Os primeiros seguidores estão tão convictos de sua decisão, que convidam outros para segui-lo. Sem dúvida o testemunho é essencial, mais eficaz que muitas palavras. Podemos ser levados à presença do Senhor pelo testemunho ou pelas palavras de alguém, mas a decisão e a opção por ele são estritamente pessoais.

A missão de João Batista é fazer ligação entre o Antigo e o Novo Testamento; ele prepara o caminho para a chegada de Jesus e o revela como o “Cordeiro de Deus” – título pelo qual os primeiros seguidores foram atraídos e que proclamamos em to­das as missas.

Quando nos dispomos ao seguimento do Mestre, temos de deixar para trás certezas e hábitos adquiridos. Procuramos muitas coisas na vida: coisas fundamentais e superficiais, um sentido, uma direção… O seguimento de Jesus é que nos ajuda a discernir o que é mais importante e onde está o verdadeiro sentido para a vida. A pergunta de Jesus continua sendo decisiva e nunca podemos esquecê-la: “O que estais procurando?”

O discipulado consiste em permanecer sempre com o Mestre e deixar-se iluminar e guiar por ele. Com o tempo, o rosto de Jesus se revela em todo o seu mistério e compromete seus seguidores com seu projeto de vida digna para todos.

A pergunta dos discípulos a Jesus continua a nos incomodar: “Onde moras?” Ele simplesmente nos convida a ir e permanecer com ele. Continuamente nos chama a ir ao seu encontro, desalojando-nos do comodismo. Precisamos nos levantar, segui-lo e fazer a experiência pessoal de encontro com ele. Sempre haverá alguém a indicar o caminho, mas tenhamos cuidado, muitos podem nos iludir. Não raro podemos encontrá-lo lá onde há menos barulho e onde menos seria de esperar.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar