21 de janeiro: 3º Domingo do Tempo Comum | Paulus Editora

O Domingo
21 de janeiro: 3º Domingo do Tempo Comum

O REINO ESTÁ PRÓXIMO

O começo da pregação de Jesus está relacionado com a profecia – ou com a ameaça de abafá-la. O profeta João Batista tinha sido preso por ter chamado o povo à mudança de vida e por ter enfrentado as lideranças políticas e religiosas. Jesus começa sua pregação, de fato, retomando as palavras de João Batista: “Convertei-vos”, ou seja, “mudai de mentalidade e de vida”, porque o reino de Deus está próximo. Converter-se significa abrir mão de ideias e ideais, de relacionamentos e coisas, para seguir o projeto de Deus.

Daí vem o outro imperativo: “Crede no evangelho”. O evangelho de Jesus é a boa notícia que ele vem anunciar aos pobres, são suas ações de bondade que trazem vida e alegram os sofredores, é o reino de Deus que ele vem trazer com sua missão.

Missão que o Mestre inicia pelas periferias da Galileia, região de gente simples e necessitada de esperança. Concretamente, Jesus começa chamando pescadores, prometendo apenas transformá-los em “pescadores de homens”, ou seja, em gente que trabalhe pelo bem da humanidade. Pois ele quer criar uma comunidade diferente, de pessoas unidas pelo mesmo projeto do Pai, comprometidas com a mesma missão que a sua.

É assim então que aquelas duas duplas de irmãos de sangue se tornam irmãos de fé e missão. O seguimento de Jesus exige a coragem e a prontidão para mudar de vida. Mas aceitar o chamado dele foi apenas o primeiro passo de conversão para aqueles pescadores. Segui-lo implicaria bem mais que uma decisão tomada junto aos barcos. Abandonar a família e o trabalho era só o início. Conviver com Jesus dia a dia seria, na prática, o caminho de conversão para eles, caminho de aprendizado para assumir o modo de vida do Mestre e seu projeto que traz o reinado de Deus a este mundo.

Como aos primeiros discípulos, Jesus continua vindo a nós, encontrando-nos em nossa labuta diária, chamando-nos a trabalhar em favor da humanidade. É sempre tempo de nos convertermos ao Deus dos pequenos e simples e trabalhar para que o evangelho de Jesus continue a nos transformar e a ser boa notícia para o mundo carente de vida.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar