DIA 11 – SEGUNDA-FEIRA | Paulus Editora

Liturgia diária das horas
DIA 11 – SEGUNDA-FEIRA

São Bento, abade

LAUDES (Manhã)

1. Hino

Legislador, doutor prudente e venerável, / que sobre o mundo em altos méritos brilhais, / vinde de novo, ó São Bento, completá-lo, / com a fulgente luz de Cristo o clareai.

Por vós floriu algo de novo, admirável, / unindo os povos em real fraternidade. / Artista e mestre em decifrar as leis sagradas, / fazei cumpri-las com igual suavidade.

Livres e escravos, através da nova regra, / fazeis discípulos de Jesus pela oração. / E o trabalho, sustentado pela prece, / uniu a todos em um mesmo coração.

Guia fraterno, auxiliai todos os povos / a trabalharem, se ajudando mutuamente / na construção da paz feliz e dos seus frutos, / usufruindo dos seus dons eternamente.

Glória a Deus Pai e a seu Filho Unigênito, / e honra à Chama do divino Resplendor, / de cuja graça e glória eterna vós fizestes / razão primeira e objeto de louvor.

2. Salmo 83(84) – Saudades do templo do Senhor

Ant. 1. Felizes os que habitam vossa casa, ó Senhor!

– Quão avel, ó Senhor, é vossa casa, * / quanto a amo, Senhor Deus do universo! / – Minha alma desfalece de saudades * / e anseia pelos átrios do Senhor! / – Meu coração e minha carne rejubilam * / e exultam de alegria no Deus vivo!

= Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, † / e a andorinha aí prepara o seu ninho, * / para nele seus filhotes colocar: / – vossos altares, ó Senhor Deus do universo! * / vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor!

– Felizes os que habitam vossa casa; * / para sempre haverão de vos louvar! / – Felizes os que em vós têm sua força, * / e se decidem a partir quais peregrinos!

= Quando passam pelo vale da aridez, † / o transformam numa fonte borbulhante, * / pois a chuva o vestirá com suas bênçãos. / – Caminharão com ardor sempre crescente * / e hão de ver o Deus dos deuses em Sião.

– Deus do universo, escutai minha oração! * / Inclinai, Deus de Jacó, o vosso ouvido! / – Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção, * / vede a face do eleito, vosso Ungido!

– Na verdade, um só dia em vosso templo * / vale mais do que milhares fora dele! / – Prefiro estar no limiar de vossa casa, * / a hospedar-me na mansão dos pecadores!

– O Senhor Deus é como um sol, é um escudo, * / e largamente distribui a graça e a glória. / – O Senhor nunca recusa bem algum * / àqueles que caminham na justiça. – / Ó Senhor, Deus poderoso do universo, * / feliz quem põe em vós sua esperança!

Glória. Ant. 1. Felizes os que habitam vossa casa, ó Senhor!

3. Cântico Is 2,2-5 – A montanha da casa do Senhor é mais alta do que todas as montanhas

Ant. 2. Vinde, subamos a montanha do Senhor!

– Eis que vai acontecer no fim dos tempos, * / que o monte onde está a casa do Senhor / – será erguido muito acima de outros montes, * / e elevado bem mais alto que as colinas.

– Para ele acorrerão todas as gentes, * / muitos povos chegarão ali dizendo: / – “Vinde, subamos a montanha do Senhor, * / vamos à casa do Senhor Deus de Israel,

– para que ele nos ensine seus caminhos, * / e trilhemos todos nós suas veredas. / – Pois de Sião a sua Lei há de sair, * / Jerusalém espalhará sua Palavra”.

– Será ele o Juiz entre as nações * / e o árbitro de povos numerosos. / – Das espadas farão relhas de arado * / e das lanças forjarão as suas foices.

– Uma nação não se armará mais contra a outra, * / nem haverão de exercitar-se para a guerra. / – Vinde, ó casa de Jacó, vinde, achegai-vos, * / caminhemos sob a luz do nosso Deus!

Glória. Ant. 2. Vinde, subamos a montanha do Senhor!

4. Salmo 95(96) – Deus, Rei e Juiz de toda a terra

Ant. 3. Cantai ao Senhor Deus, bendizei seu santo nome!

= Cantai ao Senhor Deus um canto novo, † / cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! * / Cantai e bendizei seu santo nome!

= Dia após dia anunciai sua salvação, † / manifestai a sua glória entre as nações, * / e entre os povos do universo seus prodígios!

= Pois Deus é grande e muito digno de louvor, † / é mais tervel e maior que os outros deuses, * / porque um nada são os deuses dos pagãos.

= Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus: † / diante dele vão a glória e a majestade, * / e o seu templo, que beleza e esplendor!

= Ó falia das nações, dai ao Senhor, † / ó nações, dai ao Senhor poder e glória, * / dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!

= Oferecei um sacrifício nos seus átrios, † / adorai-o no esplendor da santidade, * / terra inteira, estremecei diante dele!

= Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” † / Ele firmou o universo inabalável, * / e os povos ele julga com justiça.

– O céu se rejubile e exulte a terra, * / aplauda o mar com o que vive em suas águas; / – os campos com seus frutos rejubilem * / e exultem as florestas e as matas

– na presença do Senhor, pois ele vem, * / porque vem para julgar a terra inteira. / – Governao mundo todo com justiça, * / e os povos julgará com lealdade.

Glória. Ant. 3. Cantai ao Senhor Deus, bendizei seu santo nome!

5. Leitura breve Tg 2,12-13

Falai e procedei como pessoas que vão ser julgadas pela lei da liberdade. Pensai bem: O juízo vai ser sem misericórdia para quem não praticou misericórdia; a misericórdia, porém, triunfa do juízo.

6. Responsório breve

R. O Senhor seja bendito * Bendito seja eternamente! R. O Senhor.

V. Só o Senhor faz maravilhas. * Bendito seja. Glória ao Pai. R. O Senhor.

7. Cântico evangélico

Ant. Houve um homem venerável por sua vida que foi “Bento” pela graça e pelo nome.

Benedictus – Lc 1,68-79

O Messias e seu Precursor

– Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
– e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

– como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
– para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

– Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
– e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos que, libertos do inimigo,

= a ele nós sirvamos sem temor †
em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

= Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

– anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados,

– pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,

– para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
e na sombra da morte estão sentados
– e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Houve um homem venerável por sua vida que foi “Bento” pela graça e pelo nome.

8. Preces

Roguemos a Deus Pai, que colocou os seres humanos no mundo para trabalharem em harmonia para sua glória; e peçamos com fervor:

R. Senhor, ouvi-nos, para louvor da vossa glória!

DEUS, Criador do universo, nós vos bendizemos por tantos bens da criação que nos destes, e pela vida que nos conservastes até este dia. – R.

OLHAI para nós ao iniciarmos o trabalho cotidiano, para que, colaborando na vossa obra, tudo façamos de acordo com a vossa vontade. – R.

FAZEI que o nosso trabalho de hoje seja proveitoso para os nossos irmãos e irmãs, a fim de que todos juntos construamos uma sociedade mais justa e fraterna aos vossos olhos. – R.

A NÓS e a todos os que neste dia se encontrarem conosco, concedei a vossa alegria e vossa paz. – R.

(intenções livres)
9. Pai nosso...
10. Oração

Ó Deus que fizestes o abade São Bento preclaro mestre na escola do vosso serviço, concedei que, nada preferindo ao vosso amor, corramos de coração dilatado no caminho dos vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Liturgia Diária das Horas

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.

Assinar