Títulos para conhecer e celebrar a festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida | Paulus Editora

Notícias

09/10/2023

Títulos para conhecer e celebrar a festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Por Imprensa

Em 12 de outubro, a Igreja Católica celebra a festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, título dedicado à Virgem Maria, Mãe de Jesus e Santa Mãe de Deus. Na ocasião, celebra-se a história de fé e devoção, sobretudo, o sentimento de gratidão dos inúmeros devotos de Nossa Senhora pelos milagres alcançados, promessas e orações confiadas à intercessora dos pequeninos. 

Esta data nacional, bastante conhecida por inúmeros brasileiros e cristãos do mundo inteiro, é celebrada no país desde 1980, quando o Papa São João Paulo II consagrou o Santuário Nacional de Aparecida como a casa de Maria, morada de Deus e encontro dos irmãos. 

Desde então, a data foi escolhida para celebrar e homenagear a padroeira do Brasil, achada nas águas do rio Paraíba no ano de 1717, pelos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves. A história de devoção dedicada à Santíssima Virgem Maria explica a rica experiência de fé e devoção de humildes pescadores que lançaram as suas redes vazias e, após resgatarem a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foram surpreendidos com uma pesca milagrosa que mudou para sempre suas vidas e de várias gerações de devotos. 

Vale lembrar que neste período que antecede à festa da padroeira, diversos romeiros e devotos da Virgem Maria, oriundos de diferentes regiões do Brasil, seguem em romaria rumo ao Santuário Nacional de Aparecida, localizado na cidade de Aparecida, em São Paulo (SP). Além da fé, levam consigo sonhos, promessas e a certeza da devoção e forte presença de Maria no meio do povo de Deus. 

Para celebrar o mês da Padroeira do Brasil, junto também ao “Dia das Crianças”, a PAULUS Editora sugere alguns títulos marianos que discorrem sobre a história de Nossa Senhora Aparecida, a simbologia presente no Santuário Nacional de Aparecida, além de orações e novenas que auxiliam na caminhada cristã. Confira!

Iconografia de Aparecida – Teologia da Imagem

 

O livro “Iconografia de Aparecida – Teologia da Imagem”, organizado pelo Pe. Valdivino Guimarães traz as reflexões compartilhadas no IX Congresso Mariológico, realizado em 2015 em Aparecida. Também é repleta de citações, fotos, pinturas e explicações sobre imagens e obras de arte sacra. De acordo com o livro, refletir sobre a iconografia de Aparecida possibilita a leitor aprofundar-se sobre o papel de Maria no mistério de Cristo e da Igreja, unindo as experiências da devoção a Nossa Senhora Aparecida e as contribuições pastorais e teológicas ao redor da beleza e do profundo significado de sua imagem e mensagem. Saiba mais.

 

Ave, Filha do Teu Filho — Meditações para as festas de Nossa Senhora

 

 

 

A obra “Ave, Filha do Teu Filho — Meditações para as festas de Nossa Senhora”, escrita e organizada por Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS), apresenta aos leitores e devotos da Santa Mãe de Deus, a Virgem Maria, meditações acerca das principais festas dedicadas a Nossa Senhora durante o calendário litúrgico. Saiba mais. 

 

 

Maria na liturgia e na piedade popular

 

 

Organizado pelo Missionário Redentorista Pe. Valdivino Guimarães, o livro Maria na liturgia e na piedade popular, publicado pela PAULUS Editora, traz as reflexões das palestras realizadas no X Congresso Mariológico, realizado em 2016 em Aparecida (SP). O livro reúne textos de competentes teólogos e pastoralistas que ajudam a conhecer, amar e aprofundar a compreensão de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, a partir da fé da Igreja. Saiba mais.

 

 

Maria de Jesus – Sua vida e missão

 

 

A obra de José Dias Goulart apresenta as principais passagens da vida de Maria. Nas primeiras páginas, o autor traz uma breve apresentação sobre os 300 anos da aparição de Nossa Senhora de Aparecida: “Faz 300 anos. Pescadores lançam as redes à noite toda no rio Paraíba, sem um peixe sequer. Com o último lance, cai na rede apenas o corpo da pequenina Imagem. Renasce a esperança. […] Vão crescendo as multidões ao longo de três séculos. Em veneração confiante à Virgem Mãe Aparecida”. Saiba mais.

 

 

Magnificat – O cântico revolucionário de Maria, a Mãe de Jesus

 

 

A obra “Magnificat – O cântico revolucionário de Maria, a Mãe de Jesus”, escrita por Pe. José André Grzywacz, missionário redentorista. De acordo com o autor, a publicação visa ser um estudo popular com finalidade de mostrar a beleza e o dinamismo do cântico revolucionário de Maria e sua atualidade e inspiração na vivência da espiritualidade mariana encarnada. Saiba mais. 

 

 

 

Nossa Senhora para crianças: Livro de colorir 

 

 

A obra “Nossa Senhora para crianças: Livro de colorir” apresenta uma proposta dinâmica de catequizar e ensinar às crianças a devoção à Mãe de Deus. Por meio de atividades lúdicas, elas poderão se divertir e ao mesmo tempo aprender, com auxílio de um adulto, a história de Maria de Nazaré e as principais devoções à Mãe de Deus. Saiba mais.