Maria na liturgia e na piedade popular | Paulus Editora

Releases

04/08/2017

Maria na liturgia e na piedade popular

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Maria na liturgia e na piedade popular
Org.: Padre Valdivino Guimarães
Coleção: Avulso
Acabamento: Brochura
Formato: 16,5 cm x 24 cm
Páginas: 240
Área de interesse: Mariologia, Liturgia

Obra da PAULUS reflete sobre o papel de Maria na liturgia e na religiosidade popular

“Se alguém quiser saber quem é Maria, vá aos teólogos. Se quiser saber como amar Maria, vá ao povo.” (Papa Francisco, Homilia em Santa Marta, 25/3/2013)

Organizado pelo Missionário Redentorista Pe. Valdivino Guimarães, o livro Maria na liturgia e na piedade popular, publicado pela PAULUS Editora, traz as reflexões das palestras realizadas no X Congresso Mariológico, realizado em 2016 em Aparecida (SP). O livro reúne textos de competentes teólogos e pastoralistas que ajudam a conhecer, amar e aprofundar a compreensão de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, a partir da fé da Igreja.

De acordo com o autor, a obra tem por objetivo valorizar as muitas manifestações da piedade popular católica, que tem a Virgem Maria como referência. Além disso, deseja melhorar o entendimento das devoções marianas nos lugares onde se faz necessário, a partir da boa-nova de Jesus Cristo. Para Pe. Valdivino, tais práticas têm grande significado para a preservação e transmissão da fé e para a iniciação da vida cristã, bem como para a promoção da cultura.

Os textos apresentados no livro também abordam a presença de Maria na liturgia, com o intuito de colaborar com os trabalhos pastorais das equipes de liturgia das comunidades e paróquias que buscam celebrar a Santíssima Virgem do jeito certo, seguindo as orientações da Santa Igreja. Os escritos partem de grandes nomes, pessoas que dedicaram a vida toda em vista da piedade popular e da liturgia. Para o autor, o material oferecido ajuda a cuidar melhor dos preparativos de celebrações marianas. Os textos litúrgicos procuram associar-se sempre aos documentos da Igreja.

A obra faz parte das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba e do Ano Mariano Nacional. Sobre Maria na liturgia, o Concílio Vaticano II ofereceu uma profunda reflexão na Constituição Dogmática Lumen Gentium.

Neste sentido, existe a Academia Marial de Aparecida, que promove os Congressos Mariológicos todos os anos em Aparecida, com o objetivo de colaborar para a pesquisa e os estudos sobre o papel da Virgem Maria na vida da Igreja. Pe. Valdivino ressalta que, muitas vezes, as pessoas colocam Maria no lugar errado, não intencionalmente, mas por não ter uma catequese apurada. Especialmente nas celebrações, quando se trata de preparar uma celebração mariana, é comum não saber quais textos bíblicos escolher, quais cantos são apropriados, onde colocar a imagem da Virgem Maria no espaço sagrado, entre outros.

Dessa forma, o subsídio está direcionado aos estudiosos da área da mariologia, estudantes de liturgia, líderes de comunidades e todos os que colaboram com o serviço litúrgico nas comunidades.

“Os textos riquíssimos da obra nos mostram que jamais podemos perder de vista a verdade de que no centro da liturgia está Jesus Cristo. Não nos custa compreender que à vida de Jesus Cristo Maria sempre esteve ligada, caminhou com Ele. É justo que Maria faça parte do calendário litúrgico, que participe da celebração da salvação que seu Filho trouxe à humanidade. Não erramos ao dizer que Maria nos ajuda a celebrar a salvação que Cristo nos dá, e a ela, nossa honra como a primeira seguidora de Cristo, a mais perfeita cristã. Exaltá-la é também nossa missão, Deus assim o quer”.

Pe. Valdivino Guimarães – Missionário redentorista. Graduado em Filosofia pela PUC-Campinas e Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (ITESP). Mestre em Mariologia pela Pontifícia Faculdade Marianum, em Roma. Foi Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Aparecida – SP. Diretor da Academia Marial de 2015 a 2017. Professor da Faculdade Dehoniana e no professor do ITESP. Membro do Conselho Diretor da Academia Marial de Aparecida. Pela PAULUS Editora publicou as obras “Iconografia de Aparecida – Teologia da Imagem” e “Maria na liturgia e piedade popular”.