Iconografia de Aparecida – Teologia da Imagem | Paulus Editora

Releases

07/06/2016

Iconografia de Aparecida – Teologia da Imagem

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Iconografia de Aparecida – Teologia da Imagem
Autor: Pe. Valdivino Guimarães, C.Ss.R. (org.)
Acabamento: Brochura
Formato: 16,5 cm x 24 cm
Páginas: 80
Área de interesse: Religião, Mariologia, Aparecida

Em celebração dos 300 anos da aparição, livro apresenta reflexões sobre o estudo da linguagem das imagens, seu sentido e história

A PAULUS apresenta o livro Iconografia de Aparecida – Teologia da Imagem, organizado pelo Pe. Valdivino Guimarães. A obra traz as reflexões compartilhadas no IX Congresso Mariológico, realizado em 2015 em Aparecida. Também é repleta de citações, fotos, pinturas e explicações sobre imagens e obras de arte sacra.

De acordo com o livro, refletir sobre a iconografia de Aparecida possibilita a leitor aprofundar-se sobre o papel de Maria no mistério de Cristo e da Igreja, unindo as experiências da devoção a Nossa Senhora Aparecida e as contribuições pastorais e teológicas ao redor da beleza e do profundo significado de sua imagem e mensagem.

Na abertura da obra o Arcebispo Metropolitano de Aparecida, Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis, ressalta que, segundo o catecismo da Igreja Católica, a iconografia cristã transcreve pela imagem a mensagem evangélica que a Sagrada Escritura transmite pela palavra. Imagem e palavra iluminam-se mutuamente (CIC 1160). E ainda: por meio dos ícones, revela-se à nossa fé o homem criado à imagem de Deus e transfigurado à Sua semelhança (CIC 161).

Entre os capítulos da obra destacam-se A imagem: linguagem do humano e do divino (Claudio Pastro); Ícones marianos – Breve introdução à teologia da Imagem (Ir. Afonso Murad); A História da imagem de Nossa Senhora Aparecida (Maria Inês Lopes Coutinho); Catequese das imagens (Pe. Zezinho) e outros.

Pe. Valdivino Ferreira Guimarães – Missionário redentorista. Graduado em Filosofia pela PUC-Campinas e Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (ITESP). Mestre em Mariologia pela Pontifícia Faculdade Marianum, em Roma. Foi Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Aparecida – SP. Diretor da Academia Marial de 2015 a 2017. Professor da Faculdade Dehoniana e no professor do ITESP. Membro do Conselho Diretor da Academia Marial de Aparecida. Pela PAULUS Editora publicou as obras “Iconografia de Aparecida – Teologia da Imagem” e “Maria na liturgia e piedade popular”.