Papa Francisco: 10 anos da eleição do primeiro pontífice latino-americano | Paulus Editora

Notícias

07/03/2023

Papa Francisco: 10 anos da eleição do primeiro pontífice latino-americano

Por Imprensa

Há 10 anos, em 13 de março de 2013, o mundo era apresentado ao novo Papa. Era uma quarta-feira quando o então cardeal arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, fez uma saudação às milhares de pessoas presentes na Praça São Pedro.

Dez anos depois, é possível destacar alguns aspectos principais do magistério daquele que se intitulou Papa Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis. Segundo Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, na Revista Vida Pastoral nº 351, “o esforço de Francisco não foi outro senão a preocupação, em primeiro lugar, com os preferidos do Senhor: pobres, migrantes, refugiados e todos os que vivem nas periferias geográficas e existenciais. A preocupação com os desafiantes problemas da “casa comum”, com a fraternidade universal, com o pacto pela educação e com uma economia que esteja a serviço do cuidado da humanidade e da criação em geral revela o coração do papa”, recorda o editor da publicação.

Para conhecer melhor os desafios enfrentados pelo Papa Francisco nestes dez anos de pontificado e as propostas do Santo Padre para a construção de uma sociedade mais igualitária, com respeito aos idosos, crianças e à casa comum, a PAULUS indica uma sequência de títulos publicados pela editora na última década. São livros que aproximam os fiéis e admiradores desta figura ímpar, que destacou-se como um dos grandes líderes mundiais dos últimos tempos. Confira:

O novo humanismo – Paradigmas civilizatórios para o século XXI

 

Fruto da parceria da PAULUS Editora com o Núcleo de Estudos Sócio Políticos (NESP) da PUC Minas e da Arquidiocese de Belo Horizonte, a publicação reúne diversos artigos de estudiosos sobre o tema do humanismo. Na obra, estão presentes os pensamentos do Papa Francisco sobre o tema do chamado “novo humanismo”. Segundo o livro, o Pontífice ressalta atitudes que contrastam intensamente com o cenário atual e sugerem a possibilidade de uma nova forma de vida. O novo humanismo deve colocar no centro a defesa das várias formas de vida. Saiba mais.

 

Catequeses do Papa Francisco – 3 volumes

A PAULUS Editora apresenta a obra “Catequeses do Papa Francisco”, dividida em 3 volumes. Em uma edição luxo, com capa dura, as obras estão divididas por temas e em ordem cronológica, de acordo com as falas do Papa Francisco proferidas na Audiência Geral, que acontece semanalmente na Praça São Pedro. Nos volumes, é possível encontrar as Catequeses sobre os temas: A profissão de fé, Os sacramentos, Os dons do Espírito Santo, A Igreja, A família, A misericórdia, A esperança cristã, A santa Missa, Os mandamentos, O Pai-Nosso, Os atos dos apóstolos, As bem-aventuranças, A cura do mundo, A oração, A carta aos gálatas e São José. Saiba mais.

 

Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?

“Um álbum de recordações” – assim esta obra é definida pelo regente da Casa Pontifícia, Leonardo Sapienza. “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” é um livro histórico, organizado pelo Dicastério para a Comunicação do Vaticano, que oferece ao leitor um registro completo da oração Statio Orbis ocorrida em 27 de março de 2020. Elaborado em papel couchê brilho, com imagens em alta resolução, a publicação mundial é uma verdadeira relíquia da Igreja para todos os fiéis recordarem este dia. Saiba mais.

 

 

Orações do Papa Francisco

O livro traz orações com o objetivo de motivar o leitor a rezar “pelo” e “com” o pontífice. Frei Darlei Zanon, ssp, organizador da obra, selecionou algumas orações que Papa Francisco proferiu ao longo do seu pontificado. São mais de 100 orações distribuídas nas seguintes temáticas: Pai-nosso; Consagração a Nossa Senhora; Orações a Maria; Orações pela criação, pelas famílias e pelas vocações; Orações pela paz e pelo diálogo inter-religioso; orações ao Senhor e Orações pelo Papa. Saiba mais.

 

 

Fake Pope – As falsas notícias sobre o Papa Francisco

Escrito por Nello Scavo e Roberto Beretta, o livro “Fake Pope – as falsas notícias sobre o Papa Francisco” explica que a figura do Papa é há séculos alvo de mentiras. Houve na história pontífices atingidos por fortíssimas acusações. No entanto, em tempos de amplo debate social pela opinião pública – sobretudo no âmbito digital – as Fake News se tornaram armas poderosíssimas. Na obra, os autores – reconhecidos por cobrir a vida eclesiástica –, apontam algumas falsas notícias, abordam a necessidade de ser discutido o tema e alertam sobre a importância da busca e da averiguação dos fatos. Saiba mais.

 

 

Grandes metas do Papa Francisco

 

Publicado em homenagem aos 80 anos do Santo Padre, a obra escrita por Dom Cláudio Hummes expõe de forma breve e em linguagem simples e acessível as principais metas de Papa Francisco em seu pontificado. Com olhar minucioso, o autor apresenta ao leitor as prioridades do Papa para guiar a Igreja de Cristo. Entre as muitas considerações do Sumo Pontífice, em suas catequeses e homilias, a obra destaca 21 temas, considerados por ele como assuntos pertinentes à propagação do Evangelho de Cristo e para uma Igreja Missionária. Saiba mais.

 

 

Viver a misericórdia – Pensamentos do Papa Francisco

 

A obra é um compilado de frases e passagens que expressam o precioso pensamento do Papa Francisco sobre a temática. Além do texto, belíssimas imagens ilustram as explanações sobre a misericórdia de Deus e tornam o pequeno livro – em formato de bolso –, ainda mais agradável para leitura. De acordo com o Papa Francisco, a Igreja deve ser o lugar da misericórdia gratuita, onde todos possam sentir-se acolhidos, amados, perdoados e animados a viver segundo a vida boa do Evangelho. Saiba mais.

 

 

Eu creio, nós cremos – Uma reflexão inédita sobre as raízes de nossa fé

O livro é fruto de uma entrevista que o Papa Francisco concedeu ao padre Marco Pozza, capelão de uma penitenciária em Pádua (Itália), e transmitida pela TV2000. Não se trata de uma exposição extensa e detalhada do conteúdo da fé cristã, expresso no Credo ou Símbolo dos apóstolos. Nessa entrevista, o Papa priorizou “partilhar o significado cotidiano, essencial, simples e profundo de sermos filhos de Deus – enviados à comunhão do amor com a própria Trindade – e da amizade com os irmãos na fé e com toda a humanidade”. Saiba mais.