Obras para celebrar a Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo | Paulus Editora

Notícias

24/06/2022

Obras para celebrar a Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo

Por Imprensa

Entre os dias 02 e 03 de julho, com vigílias, missas e festividades, a liturgia da Igreja Católica celebra a Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, dois exímios apóstolos de Cristo que anunciaram o Evangelho, sem temer as perseguições e dificuldades da missão do Reino de Deus. Esta solenidade foi transferida do dia 29 de junho para as datas citadas.

 “Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la” (Mt 16,18). Conforme explica o autor Luiz Alexandre Solano Rossi na obra “Nos Passos de Pedro”, publicada pela PAULUS, de todas as características de Pedro, um dos primeiros discípulos de Jesus, a mais fascinante é sua total consciência de sua própria humanidade.

Segundo o autor, Pedro não se via como alguém especial ou melhor que todos. Pelo contrário, suas muitas reações inadequadas estariam sempre presentes diante dos olhos dele para relembrá-lo de sua fragilidade. De acordo com a publicação, Pedro plenamente humano e repleto de limitações desejava viver totalmente o projeto de discipulado de Jesus. Sendo, portanto, um exemplo de coragem, perseverança, amor a Jesus Cristo, a Igreja e a missão evangelizadora de fazer ecoar sempre a missão de Jesus: libertar as pessoas dos males, opressões e comunicar a Boa Nova do Evangelho, indo à frente do povo de Deus.

Em relação ao apóstolo dos gentios, conforme descrevem as narrações do livro dos Atos dos Apóstolos (9,1-22), o apóstolo Paulo experimentou a graça da conversão e dedicou-se à missão de anunciar o Cristo ressuscitado. Ele não conviveu com Jesus terreno nem fez parte dos primeiros seguidores da Galileia. Após sua experiência de encontro com Cristo no caminho de Damasco, Paulo deixa de ser um perseguidor dos cristãos para se tornar um proclamador do Evangelho, provado nas tribulações decorrentes dessa causa e martirizado por testemunhar a fé em Jesus até o fim da vida.

No apóstolo Paulo, encontra-se o exemplo de boa organização das comunidades cristãs, a prática do amor fraterno, o exercício da caridade, solidariedade com os irmãos e irmãs. Paulo é considerado um dos maiores pregadores do Evangelho e grande semeador de novas comunidades. O legado deste apóstolo exerce grande influência e importância para os seguidores de Cristo e, suas mensagens de fé ensinam, motivam e continuam atuais para os cristãos de todos os tempos.

Em comemoração a Solenidade de São Pedro e São Paulo, grandes anunciadores do Evangelho, a PAULUS destaca alguns títulos que discorrem sobre a vida e missão dos apóstolos. Tratam-se de publicações que falam sobre a biografia, principais ensinamentos, escritos descobertos e imenso legado de convictos e verdadeiros cristãos apaixonados por Deus, Jesus e pela Igreja.  Confira!

Nos passos de Pedro

 

Inspirado na espiritualidade de um dos primeiros discípulos de Cristo e primeiro papa da Igreja Católica, Luiz Alexandre Solano Rossi, doutor em Ciências da Religião, apresenta a obra “Nos passos de Pedro”. Lançada pela PAULUS Editora, a obra sugere um novo olhar para as nossas ações cotidianas tendo como exemplo a personalidade e as experiências do apóstolo. Dividido em 30 capítulos, um para cada dia do mês, o livro apresenta a seguinte estrutura: citação bíblica no início de cada capítulo, mensagem do autor e breve oração do dia. Saiba mais.

 

Atos Apócrifos de Pedro

 

Os Atos Apócrifos de Pedro, desde que surgiu, tornou-se uma obra de grande valor entre as comunidades cristãs da Antiguidade, principalmente durante o período anterior a consolidação do cânon bíblico cristão, no final do século IV. O livro “Atos Apócrifos de Pedro”, com introdução e tradução de Valtair Afonso Miranda, é entendido pelos estudiosos como uma obra restaurada. Devido à falta dos documentos originais, pesquisadores reconstruíram textos antigos por meio de versões ou fragmentos que sobreviveram em contextos literários diferentes, em traduções, ou em resumos dos Pais da Igreja. Saiba mais.

 

Paulo – Agente de pastoral e semeador de comunidades

 

O livro “Paulo: Agente de pastoral e semeador de comunidades”, escrito por Luiz Alexandre Solano Rossi e Ildo Perondi, traz aos leitores a trajetória do apóstolo Paulo, suas numerosas viagens missionárias e sua ação evangelizadora nas primeiras comunidades cristãs. Esta publicação está dividida em quatro capítulos, que apresentam um cronograma da vida de Paulo; desde o seu nascimento, seus estudos nas sinagogas e formação judaica, a mudança para Jerusalém, sua conversão na estrada de Damasco, suas principais viagens missionárias e seu martírio em Roma. Saiba mais.

 

 

Paulo de Tarso – Um apóstolo para as nações

 

Em “Paulo de Tarso – Um apóstolo para as nações”, os autores propõem um estudo sobre as linhas principais da biografia de Paulo, destacando particularmente sua segunda metade. No livro, eles produziram um texto acessível quanto à leitura, sem descuidar do rigor quanto às informações e à elaboração do conjunto da obra. Professor Funari se encarregou, prioritariamente, dos aspectos biográficos e históricos, enquanto professor Vasconcellos se ateve mais especificamente à apresentação dos escritos surgidos da ação de Paulo.  Saiba mais.

 

 

Apocalipse de Paulo

 

Com base em uma edição crítica e dos melhores manuscritos latinos do terceiro século, este livro traz a tradução de uma das mais importantes obras do cristianismo medieval: o Apocalipse de Paulo. A obra trata da narração do Apóstolo sobre sua viagem ao além-mundo, à cidade santa e às câmaras infernais, para relatar a recompensa dos justos e os tormentos dos mais diferentes tipos de pecadores, a história permite vislumbrar o cristianismo popular de sua época, com suas percepções, sensibilidades e questões morais, sob uma perspectiva que dá ênfase à escatologia individual. Saiba mais.