Apocalipse de Paulo | Paulus Editora

Releases

16/02/2022

Apocalipse de Paulo

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Apocalipse de Paulo
Autor: Valtair Afonso Miranda
Coleção: Apocrypha
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 72
Área de interesse: Bíblica

Obra da coleção Apocrypha narra os relatos apocalípticos do Apóstolo Paulo

Como parte da coleção Apocrypha, a PAULUS Editora apresenta o livro “Apocalipse de Paulo”, uma tradução escrita por Valtair Afonso Miranda. O conteúdo desta obra, também chamada de “Visio Pauli”, traz uma das mais importantes publicações do cristianismo medieval que relata as visões apocalípticas do apóstolo Paulo.

Organizada em duas partes, o presente livro resgata a narração do Apóstolo sobre sua viagem ao além-mundo, à cidade santa e às câmaras infernais. Em “Apocalipse de Paulo” estão explanações sobre a recompensa dos justos e os tormentos dos mais diferentes tipos de pecadores.

Segundo a edição, essa história relativa ao final dos tempos permite vislumbrar o cristianismo popular de sua época, suas percepções, sensibilidades e questões morais, sob uma perspectiva que dá ênfase à escatologia individual.

Para Paulo Nogueira, organizador da coleção Apocrypha, diferente do modelo narrativo do Apocalipse de Pedro e João, esta obra descreve o apóstolo sendo conduzido pelo cosmo, indo primeiro até o céu, visitando a cidade santa e, depois, descendo até as câmaras infernais.

O apocalipse de Paulo sofreu algumas críticas eventuais na Antiguidade, entretanto, por sua riqueza de detalhes, alcançou ampla circulação em todo o mundo antigo e medieval. Com efeito, o autor das visões apresenta por meio de imagens simples, a vida após a morte, com suas recompensas celestiais e castigos infernais. Nesta perspectiva, a preocupação com o destino e salvação das almas é o elemento central desta narrativa que se propõe a descrever o que o apóstolo Paulo teria visto durante sua viagem celestial.

De acordo com o livro, o impacto do Apocalipse de Paulo na cultura antiga e medieval é imenso, chegando a, de alguma forma, “rivalizar” com o Apocalipse de João. Esse modelo de relato do mundo do além foi recriado em textos medievais, como a Visão de Túndalo, entre outros, em que homens comuns – leigos – passam pela experiência de morte ou quase-morte, viajam ao mundo do além, principalmente, para ver os flagelos infernais. Tais visões circulam em caráter popular, cujos relatos procedem a oralidade e aos poucos foram sendo incorporados pela literatura erudita e pela arte eclesiástica.

Segundo os organizadores, o Apocalipse de Paulo é a principal fonte de inspiração para a poesia de Dante, na Divina Comédia. Além disso, esse tipo de imaginação sobre o além-mundo se estabeleceu na história da cultura e na imaginação ocidental.

Valtair Afonso Miranda tem pós-doutorado em Cognição e Linguagem (UENF), doutorado em Ciências da Religião (UMESP), doutorado em História (UFRJ), mestrado em Ciências da Religião (UMESP), mestrado em Teologia (STBSB), graduação em Teologia (STBSB/FTSA), graduação em História (UNIVERSO). É professor de História do Cristianismo na Faculdade Batista do Rio de Janeiro/Seminário Sul. Escreveu diversas obras, dentre as quais: O caminho do Cordeiro (PAULUS); Fundamentos da teologia bíblica (Editora Mundo Cristão); Lutero: história, poder e palavra (Fonte Editorial); Mártires e monges: milenarismos antigos e medievais (Kapenke), e Atos Apócrifos de Pedro (PAULUS).