Obras convidam a refletir o Batismo do Senhor e a importância do sacramento para a vivência cristã | Paulus Editora

Notícias

05/01/2022

Obras convidam a refletir o Batismo do Senhor e a importância do sacramento para a vivência cristã

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No próximo dia 09 de janeiro, a liturgia da Igreja Católica celebra a festa do Batismo de Jesus, o Filho amado de Deus que muito ensina aos homens e mulheres de todos os tempos.  Esta celebração conclui o ciclo do Natal e convida a todos os cristãos a renovarem o primeiro sacramento da iniciação cristã e a refletirem sobre o compromisso batismal, bem como sua importância para a missão evangelizadora.

Assim como os demais evangelistas, Mateus descreve trechos importantes do Batismo do Senhor: “Batizado, Jesus logo subiu da água. Eis que se abriram para ele os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E uma voz vinda dos céus dizia: ‘Este é o meu Filho amado, em quem eu me agrado’. (Mt, 3, 16-17). Em Cristo Jesus, encontra-se o testemunho real da confirmação do Batismo pela aprovação do próprio Deus. Além disso,  Jesus orienta que todos os povos sejam batizados em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo para dar seguimento à missão.

Para celebrar o Batismo do Senhor e a importância desse sacramento, a PAULUS sugere títulos que falam da ação e efeitos do Batismo, sua origem na tradição cristã e ao longo da história do cristianismo, significados e símbolos presentes na celebração do batismo, além de pistas de como preparar o batismo. São livros sugeridos para os agentes de pastoral, para pais, mães, padrinhos, batizados e todos que desejam estudar a fundamentação bíblico-teológica do Batismo. Confira!

Batismo – anúncio, conversão, compromisso

 

Esta obra reflete sobre o que significa “ser batizado” dentro da perspectiva histórica. O sacramento do Batismo, como sinal de adesão e incorporação a Cristo, exige um compromisso de transformação. Essa transformação começa com a conversão de todo o nosso ser a Jesus Cristo, que, por sua vez, leva a um compromisso permanente de transformação pessoal, comunitária e social. O livro “Batismo – anúncio, conversão, compromisso”, de autoria de Ir. Mary Donzellini (Em memória) é indicado para catequistas, ministros do batismo e para todo cristão em preparação para ao primeiro sacramento da iniciação cristã. Saiba mais!

 

Batismo: para uma compreensão bíblico-teológica 

 

O livro de Márcio Pinheiro de Almeida, “Batismo: para uma compreensão bíblico-litúrgica”, explora o tema do batismo em várias dimensões. O autor procura demonstrar que o batismo é a porta de entrada na vida cristã e o meio pelo qual o cristão é incorporado à vida da Santíssima Trindade e à vida eclesial. A obra também possibilita ao leitor: Identificar o que de novo o batismo propõe à pessoa; esclarecer os fundamentos da vivência cristã; localizar dentro do contexto bíblico e teológico os pressupostos à vivência da fé e perceber qual a relação existente entre o batismo e o Mistério Pascal. Esta obra ainda oferece orientações gerais sobre o sacramento e encontros de preparação para pais e padrinhos. Saiba mais!

Preparando o batismo

 

Com o objetivo de preparar todos os envolvidos para uma melhor compreensão e recepção do sacramento do batismo, o livro “Preparando Batismo”, de Dom Bruno Carneiro Lira, OSB, deseja guiar os agentes da Pastoral do Batismo, assim como pais e padrinhos que pedem à Igreja de Deus, o sacramento do batismo para seus filhos e filhas. Além disso, é uma leitura indispensável para os adultos que serão batizados na noite da vigília pascal. O conteúdo traz, ainda, uma longa meditação sobre o tema da água como matéria prima e essencial para o batismo e como se apresenta na liturgia dos sacramentais. Saiba mais!

 

Encontro de formação para pais e padrinhos de Batismo

 

 

Em “Encontro de formação para pais e padrinhos de Batismo”, Pe. José Carlos Pereira oferece aos leitores um guia prático de organização, implantação e realização de um curso de Batismo na paróquia, oferecendo às equipes pastorais um sólido e atualizado material pedagógico, a fim de contribuir para que pais, padrinhos e batizados alcancem o grande valor deste sacramento. Saiba mais!

 

 

Caminhar para o sacramento do batismo – Conteúdos formativos e celebrativos para pais e padrinhos

O presente material oferece aos pais e aos padrinhos uma oportunidade de retomar a vida cristã, aprofundar a fé e assumir o compromisso de educar filhos e afilhados como cristãos comprometidos. A Igreja aponta a importância da preparação para o sacramento do batismo, pois deseja dar um novo impulso às comunidades na vivência cristã. Parte da coleção “Iniciação Cristã Catecumenal”, este livro introduz o tema e convida a conhecer a coleção completa, cujos temas dividem-se em três momentos: 1º A vida que inicia: conteúdo formativo 1, 2º Nova Vida que nasce da vida: conteúdo formativo 2 e 3º A alegria de ver você crescer: conteúdo formativo 3.  Os três volumes com conteúdos formativos contêm anexos com orações, celebrações, bênçãos e orientações.  Saiba mais!

 

Tratado sobre o batismo – Santo Agostinho

 

 

A obra  “Tratado sobre o Batismo” contempla textos de Santo Agostinho sobre o Batismo. O objetivo de Agostinho é refutar as constantes oposições donatistas aos católicos quanto ao batismo e explicar qual é de fato a autoridade de Cipriano na matéria em discussão. Este livro é parte da coleção Patrística que traz ao público, grandes obras dos primeiros Padres da Igreja. Saiba mais!