Caminhar para o sacramento do batismo – Conteúdos formativos e celebrativos para pais e padrinhos | Paulus Editora

Releases

21/06/2016

Caminhar para o sacramento do batismo – Conteúdos formativos e celebrativos para pais e padrinhos

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Caminhar para o sacramento do batismo
Autor (a): Diocese de Joinville – SC
Acabamento: Brochura
Formato: 16 cm x 23 cm
Páginas: 176
Área de interesse: Pastoral

 

Subsídios trazem anexos com orações, celebrações, bênçãos e orientações para formação de pais e padrinhos

A PAULUS Editora acaba de lançar uma série de conteúdos formativos para o sacramento do batismo, de autoria da equipe de catequese da Diocese de Joinville – SC, sob a coordenação da Ir. Teresinha Maria Mocellin e Ir. Celestina Zardo. O objetivo da coleção é preparar adequadamente os pais e os padrinhos para o sacramento do batismo. Além disso, também é uma ferramenta de apoio para os formadores que necessitam de novos meios para preparar os candidatos.

A metodologia apresentada nos volumes prepara e celebra em etapas o sacramento do batismo, com o conteúdo formativo, doutrinal, catequético e litúrgico. Entre eles está o livro do catequista, Caminhar para o sacramento do batismo – Conteúdos formativos e celebrativos para pais e padrinhos. O caderno traz proposta de encaminhamento para organizar, na paróquia e comunidade, a pastoral do batismo, e também aborda os conteúdos de todos os livros formativos.

O material divide-se em três momentos. O primeiro volume, A vida que se inicia, contém uma palestra para pais e padrinhos, cujo título é “O que é a vida?”, seguida de uma leitura orante intitulada “Deus nos amou, nos escolheu e consagrou”. Ele tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre o que é a vida desde o ventre materno. O segundo volume realça os aspectos de uma nova vida que nasce da vida, com a palestra “Batismo, nascimento para uma nova vida”. Esse material também contém uma leitura orante, intitulada “Batizar é celebrar um chamado”, e um tríduo em preparação para o batismo e a celebração.

No terceiro volume, A alegria de ver você crescer, além do conteúdo formativo, há uma celebração para o primeiro aniversário de batismo e outra para o primeiro aniversário de nascimento. Segundo os organizadores, o processo de preparação deve ser assumido pelos pais e padrinhos e por toda comunidade, responsáveis pela vida da fé e de seus membros. Contudo, esse processo necessita de planejamentos, metas e objetivos.