Batismo: para uma compreensão bíblico-teológica | Paulus Editora

Releases

16/11/2017

Batismo: para uma compreensão bíblico-teológica

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Batismo: para uma compreensão bíblico-teológica
Autor: Márcio Pinheiro de Almeida
Coleção: Celebração da fé
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 96
Área de interesse: Liturgia

Um livro fundamental para compreender o sacramento do Batismo

“Portanto, ide e fazei com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28, 19-20).

Escrito pelo Padre Márcio Pinheiro de Almeida, o livro Batismo: para uma compreensão bíblico-teológica, lançado pela PAULUS Editora, tem por objetivo contribuir para a formação dos agentes da pastoral do batismo e todos os fiéis que desejam aprofundar o estudo sobre o primeiro Sacramento da Iniciação Cristã. Sobretudo, a reflexão revela as razões pelas quais o batismo é considerado a porta de entrada para a vida cristã e um meio de inserção à vida da Santíssima Trindade e à vida eclesial.

A obra, parte da coleção Celebração da fé, resgata nas Sagradas Escrituras os fundamentos da vivência cristã e localiza, dentro do contexto bíblico e teológico, a relação inseparável do batismo com o Mistério Pascal de Cristo, assim como com a ação do Espírito Santo, a incorporação à Igreja e a profissão de fé.

Nessa linha de pensamento, o livro divide-se em três partes. No primeiro capítulo, o autor demonstra a existência dos banhos de purificação, partindo do Antigo Testamento. Assim, é possível compreender como era o processo de inserção no judaísmo e no povo eleito por Deus. Tal reflexão é um pressuposto para entender o batismo de João Batista, o pedido de Jesus de batizar em nome da Trindade e a prática do batismo nas primeiras comunidades cristãs, com especial destaque para o livro dos Atos dos apóstolos, a carta do Apóstolo Paulo e as cartas de Pedro.

Já no segundo capítulo, o autor enfoca a relação do batismo como participação do Mistério Pascal de Cristo, a ligação entre o Batismo, a ação vivificadora do Espírito Santo, a incorporação à Igreja e a vivência da fé. Para tanto, o subsídio apresenta os seguintes subtítulos: “O Batismo e o Mistério Pascal”, “O Batismo e a ação do Espírito Santo”, “Batismo, incorporação à Igreja”, “Batismo e fé” e, por fim, “Batismo e filiação divina”.

O terceiro e último capítulo reflete sobre como o batismo insere a pessoa na vida e na comunidade dos eleitos, dos santos e filhos de Deus. Também enfatiza o tema da iniciação cristã, a relação entre batismo e a santidade, a necessidade do batismo e o batismo de crianças e adultos. Além disso, o livro traz considerações finais acerca da pesquisa apresentada, com orientações gerais sobre o sacramento e encontros de preparação para pais e padrinhos.

Márcio Pinheiro tem licenciatura em Filosofia pela Faculdade Pan Americana do Pará e é bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP). Especialista em Sagradas Escrituras pelo Centro Verbo Divino (SP), é natural de Paragominas (PA) e pertence ao clero da diocese de Bragança do Pará. Atualmente exerce seu ministério na paróquia São Raimundo Nonato, em Aurora do Pará, onde atua como pároco e colabora como vice-presidente na Comissão Regional de Presbíteros – Regional Norte II – e na representação dos presbíteros.