Batismo – anúncio, conversão, compromisso | Paulus Editora

Releases

13/09/2016

Batismo – anúncio, conversão, compromisso

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Batismo – Anúncio, conversão, compromisso
Autor: Ir. Mary Donzellini
Coleção: Cadernos Catequéticos
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 96
Área de interesse: Catequese, pastoral e liturgia

O subsídio é indicado para catequistas, ministros do batismo e para todo cristão em preparação para o sacramento da iniciação cristã

O livro Batismo – anúncio, conversão, compromisso, de autoria de Ir. Mary Donzellini (1929-2020), faz parte da Coleção Cadernos Catequéticos e oferece um aprofundamento sobre o sacramento do batismo.

Dividido em três partes, o livro, com linguagem rica em imagens simbólicas, resgata a importância do sacramento para o cristão e para a vida da Igreja. A autora segue um roteiro proposto pelo papa João Paulo II e sugere que, para viver bem o sacramento, é preciso antes refletir sobre Jesus Cristo, fundamento da fé.

Na primeira parte, a autora expõe aos leitores o que realmente significa ser batizado. Donzelinni apresenta os sinais reveladores do amor de Deus e aborda o batismo como um sinal de compromisso com próprio Jesus.

A segunda traz a linha histórica do batismo e responde à questão “de onde vem o batismo?”. A reflexão parte desde o início da Igreja até os dias de hoje. Já a terceira parte aborda o sacramento como dia de festa. A autora também fala do significado dos símbolos presentes na celebração do batismo, além de pistas para a pastoral de como preparar o batismo.

De acordo com a autora, o sacramento do Batismo é sinal de adesão e incorporação a Cristo, e exige um compromisso de transformação. Essa transformação começa com a conversão de todo o nosso ser a Jesus Cristo, que, por sua vez, leva a um compromisso permanente de transformação pessoal, comunitária e social.

Irmã Mary Donzellini (Em memória) foi  Missionária de Jesus Crucificado e há anos se dedicou ao trabalho de formação de catequistas e catequizandos.