17 de abril – DOMINGO DA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO | Paulus Editora

O Domingo
17 de abril – DOMINGO DA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO

DEUS RESSUSCITA PARA A VIDA

Maria Madalena tem pressa e, de madrugada, dirige-se ao túmulo onde tinha sido posto o corpo de Jesus. Grande é a surpresa ao chegar: a pedra da entrada havia sido removida. Vai então anunciar aos discípulos que “tiraram o Senhor do túmulo”. Pedro e o discípulo amado se dirigem ao sepulcro e confirmam as palavras de Maria.

Tudo ainda está confuso para eles. Ainda não tinham entendido as palavras do Mestre, quando dizia que ressuscitaria. A percepção deles começa a mudar à medida que vão vendo os acontecimentos. Com base no túmulo vazio (embora este não seja prova da ressurreição), começam a entender melhor o que o Mestre lhes havia comunicado enquanto estava com eles.

O que aconteceu com Maria provavelmente aconteceu também com os outros seguidores de Jesus: a fé na ressurreição não se apresenta de forma espontânea e mágica, mas desponta à medida que percebem que o Senhor já não está no túmulo e sentem sua presença na comunidade e na caminhada de cada um.

Com frequência, experimentamos momentos de dúvidas e de “escuridão”. Nem sempre está claro, também para nós, o que ocorreu dois mil anos atrás. A fé em Cristo vai se fortalecendo à medida que apostamos na defesa da vida. Cristo ressuscitado é sinal de vida nova. Não o encontramos no túmulo, mas na vida. Ele já não está enfaixado e imobilizado pelos sinais da morte, mas está vivo. A experiência da vida nos leva a entender os acontecimentos que tornam nossa fé mais sólida e madura.

Se Deus ressuscitou Jesus, isso significa que ele quer vida plena para todos, e não apenas para alguns privilegiados – ávidos por competição e por lucro. A missão da Igreja é estar ao lado dos que têm a vida ameaçada. A exemplo de Jesus, cabe-nos ser amigos da vida. Só assim testemunharemos que o Ressuscitado está presente na Igreja, na comunidade e em cada ser humano. Há apenas uma maneira de viver de forma cristã: promover a vida onde campeia a marginalização e a morte. Quem ama chega mais rápido à assimilação e ao testemunho do mistério pascal de Jesus.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar