25 de setembro: 26º Domingo do Tempo Comum | Paulus Editora

O Domingo
25 de setembro: 26º Domingo do Tempo Comum

UM GRANDE ABISMO

Com a parábola do homem rico e Lázaro, Jesus ilustra as palavras que havia dito no sermão da planície: “bem-aventurados os pobres”, “ai de vós, ricos” (Lc 6,20.24).

Seria muito simplista imaginar que, no ensinamento de Jesus, quem é rico vai para o inferno e quem é pobre vai para o céu, simplesmente por ser rico ou pobre. O que a parábola questiona é nossa atitude e responsabilidade perante um “grande abismo”, com uns acumulando e esbanjando riqueza, indiferentes às necessidades e sofrimentos de outros que sofrem a fome e a humilhação. Afinal, como estamos ajudando a diminuir o grande abismo existente na sociedade em relação aos bens que Deus criou para todos, mas que acabam nas mãos de poucos?

Na lógica do reino de Deus, o rico que não ouve Moisés e os profetas não passa de um anônimo, alguém cujo nome não está escrito no livro da vida, já que desperdiça a existência no egoísmo, indiferente à lei da vida e da dignidade que Deus quer ver garantida para todos. Lázaro, em vez, é o pobre que tem nome, e um nome que remete ao próprio Deus, o qual se identifica com o pobre necessitado. Lázaro, de fato, significa “Deus socorre”.

O papa Francisco muito tem alertado sobre a cultura do descartável e da indiferença diante de tantos e tantos Lázaros de hoje, insistindo que “o amor pelos pobres está no centro do evangelho”. Nós, cristãos, somos chamados a ir ao encontro, a descobrir nos sofredores o rosto do próprio Cristo, a construir pontes e diminuir abismos, a rejeitar a idolatria da riqueza que torna as pessoas insensíveis ao clamor dos pobres.

Somos seguidores de um Mestre que se moveu por compaixão e demonstrou amor com gestos concretos. Esta nossa vida, presente de Deus, é a ocasião que temos para amar e manifestar compaixão pelos que sofrem a fome e a dor. Pois, se não amarmos estes nossos irmãos que vemos, como poderemos dizer que amamos a Deus, a quem não vemos (cf. 1Jo 4,20)?

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar